Jaime Nogueira Pinto tinha uma conferência marcada, há duas semanas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), a qual foi cancelada pela faculdade, pelo receio de violência.
“Primavera na FCSH, Contra o Fascismo” é o nome do movimento convocado para as 16h00 de hoje uma “contra-manifestação”.
O grupo considerado de esquerda, responde à polémica do adiamento da conferência de Jaime Nogueira Pinto: “Não seremos intimidados por grupos radicais de extrema-direita que aproveitam o momento para denegrir a faculdade e os seus diferentes órgãos legítimos de representação e de direção”, segundo o Expresso.
“A esplanada da FCSH vai ser palco de uma demonstração contra a extrema-direita. Teremos debates, poemas e canções – ainda as melhores armas contra a violência. Convidam-se todos e todas, de estudantes a professores, de funcionários a cidadãos e cidadãs anónimas, a estarem presentes e a contribuírem com um grito, uma canção ou só um pé firme na calçada”, escrevem no grupo de Facebook.
O movimento da Faculdade é uma resposta à manifestação organizado pelo Partido Nacional Renovador (PNR), em frente à FCSH, na Avenida de Berna, em Lisboa. O PNR recusa a conclusão de que esta manifestação e de apoio ao politólogo.
A polícia vai reforçar a segurança na área, escreve o Expresso. “Estimam-se entre 40 a 60 pessoas entre as 18h00 e 19h30”, adianta uma fonte policial ao jornal.
A conferência de Jaime Nogueira Pinto tinha como tema “Populismo ou Democracia?”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com