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Portugal procura novo investimento da China, agora no cinema

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, parte amanhã para Pequim para promover Portugal como destino turístico de preferência para os milhões de chineses que viajam por todo o mundo. Parceria com site de viagens Alibaba vai ajudar.
26 Março 2017, 10h00

A República Popular da China vai ser o primeiro mercado emissor de turistas em que o Governo português vai testar os princípios defendidos no documento ‘Estratégia Turismo 2027’, apresentado publicamente na semana passada. Amanhã, inicia-se uma visita oficial do Governo português à China, em que se destaca a presença de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, assim como de diversos empresários e agentes culturais nacionais, com o objetivo de captar para Portugal “um maior número de turistas oriundos do Império do Meio”.

A China encontra-se no grupo dos ‘mercados de aposta’ para captação de turistas para Portugal, o segundo escalão mais importante definido no referido documento que pretende orientar o setor nacional do turismo nos próximos dez anos.

No ano passado, já se registou um boom de turistas chineses em Portugal, tendo-se verificado um crescimento de 19% face ao ano precedente, para um total de 183 mil hóspedes. Mas se tivermos em conta que a previsão é que em 2016 (de que ainda não há números fechados) a China tenha sido responsável por 84,4 milhões de viagens em todo o mundo, um crescimento de cerca de 12% face aos 75,4 milhões de viagens turísticas de chineses ocorrida em 2015, constatamos que há muita margem para crescer no universo destes números impressionantes.

“A China é um país importantíssimo enquanto mercado emissor de turistas mas também a nível de investimento. Em relação a Portugal os números podem ser bastante trabalhados”, disse ao Jornal Económico Ana Mendes Godinho. A secretária de Estado do Turismo sublinha que a visita oficial à China servirá também para antecipar a nova ligação aérea direta entre China e Portugal – com voos diretos entre Guangzhou (antiga Cantão), Pequim e Lisboa – prevista para arrancar em junho.
“A China é também um mercado importante para Portugal porque os chineses viajam ao longo de todo o ano. Para que possa ter uma ideia, anualmente, e durante as celebrações do ano novo chinês, cerca de seis milhões de chineses viajam para o estrangeiro. Estamos a falar de viagens entre janeiro e fevereiro, uma vez que o calendário chinês não coincide com o nosso”, sublinha Ana Mendes Godinho, que definiu como um dos objetivos para o turismo nacional reduzir a respetiva sazonalidade até 2027.

Mas um dos pontos fortes da missão de Ana Mendes Godinho à China será a captação de investimento na área do cinema. “Aproveitaremos a viagem ainda para promover Portugal como destino de filmagens através do programa Pic Portugal, uma iniciativa do ICA [Instituto do Cinema e do Audiovisual] que visa apresentar todas as vantagens de usar Portugal como destino para filmagens e que incluem 10 razões, bastante diversificadas, e que vão desde as horas de luz que Portugal tem, à qualidade das infraestruturas, aos incentivos fiscais para produções com mais de um milhão de euros, ou a diversidade natural de cenários, entre outras”, revelou Ana Mendes Godinho ao Jornal Económico.

A secretária de Estado do Turismo acrescentou que “vai ainda ser assinado um protocolo com a Fliggy, o site de viagens da Alibaba, para criação da página de Portugal naquela que é uma das plataformas online mais importantes do mundo”.
“Estamos a fazer várias ações de promoção de Portugal na China, com destaque para a inauguração do galo de Barcelos da Joana Vasconcellos em Pequim, aproveitando o ano do Galo que se celebra agora na China”, acrescentou a governante.
Paralelamente, o Turismo de Portugal organizou vários workshops entre operadores e empresas turísticas portuguesas e chinesas que estão a decorrer neste momento em cinco cidades chinesas.

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