[weglot_switcher]

Egipto: Marcelo envia condolências e Papa condena ataque contra igreja copta

Os dois atentados contra duas igrejas coptas do norte do Egipto causaram a morte a pelo menos 33 pessoas e 77 ficaram feridas.
Eduardo Munoz/Reuters
9 Abril 2017, 17h46

O Presidente da República enviou hoje mensagem de condolências ao Presidente da República Árabe do Egipto a propósito do ataque contra a igreja de São Jorge, no Egipto, que provocou mais de 20 mortos e dezenas de feridos na cidade de Tanta, cerca de 100 quilómetros norte do Cairo, segundo informaram responsáveis estatais.

Marcelo Rebelo de Sousa, a partir de Cabo Verde, enviou uma mensagem de condolências ao Presidente El-Sisi, na sequência dos ataques ocorridos esta manhã. “Condeno veementemente estes bárbaros ataques bem como todas as manifestações de intolerância religiosa. Neste momento difícil, quero transmitir a Vossa Excelência, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o povo egípcio e, de modo particular, com as famílias das vítimas a quem dirigimos, através de Vossa Excelência, os sentimentos do nosso sentido pesar”, diz a nota publicada no site da Presidência.

Papa condena ataque a cristãos no Egipto

“Ao meu caro irmão, sua santidade o Papa Tawadros II, à Igreja Copta, e a toda a querida nação egípcia envio as minhas sinceras condolências. Rezo pelos mortos e feridos, estou próximo dos familiares e de toda a comunidade”, declarou, no final da Missa a que presidiu na Praça de São Pedro, o Papa Francisco.

“Que o Senhor converta o coração dos que semeiam terror, violência e morte, e também o coração  dos que fazem e traficam as armas”, apelou o Papa na homilia.

O ataque aconteceu durante a celebração do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa no calendário cristão.

 O grupo terrorista jihadista Estado Islâmico assumiu neste domingo, através de sua agência de informação “Amaq”, a autoria dos dois atentados contra as duas igrejas coptas do norte do Egipto.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.