[weglot_switcher]

Gás de Moçambique no topo dos investimentos dos EUA em África

Lançamento de novos projetos de gás natural em Moçambique vão tornar o país no principal destino dos investimentos norte-americanos em África. Com epicentro na bacia do Rovuma.
25 Abril 2017, 12h52

Moçambique vai estar no topo dos destinos de investimento norte-americano em África graças aos novos projetos de gás natural, garantiu hoje o embaixador dos EUA naquele país, Dean Pittman. “Nós estamos muito satisfeitos de estar aqui como investidores” através de empresas privadas e a aposta no gás natural em Moçambique deverá estar entre “os maiores investimentos dos EUA em África”, referiu o diplomata, citado pela Agência Lusa.

A empresa norte-americana Anadarko lidera um dos consórcios que identificou grandes quantidades de gás natural na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, enquanto a Exxon comprou 25% da Eni East Africa, que lidera um segundo consórcio na mesma bacia. As decisões finais de investimento para o início de exploração em Moçambique ainda não estão tomadas, mas fonte diplomática norte-americana disse hoje à Agência Lusa que, quando avançarem, podem vir a totalizar 49 mil milhões de euros.

Os EUA recomendam que haja “transparência” e uso de “boas práticas” nos negócios do setor, acrescentou. As receitas do gás podem impulsionar “as áreas da saúde e educação” no país, pelo que é importante “assegurar que é um processo transparente e usa boas práticas que outros países já usam”, referiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.