Insegurança, corrupção, falta de condições de financeiras são as razões que mais movem o povo brasileiro a deixar o samba e começarem a contar o fado.
“Hoje temos um café em Braga”, conta ao Diário de Notícias Luciano Blandy, advogado de formação. Mudou-se o ano passado com a sua mulher e a sua filha de 8 anos. A decisão foi motivada por um assalto perto da casa onde viviam, em Santos, que acabou com três mortes. “Quero ir embora do Brasil”, disse a menina nessa na manhã seguinte.
Além de se sentirem mais seguros em Portugal, o ex-advogado conta ao DN: “Aqui, apesar dos problemas, as pessoas têm compromisso com o que estão a fazer, têm uma vontade genuína de encontrar uma solução para os problemas. Mo Brasil é tudo paliativo, tudo para inglês ver”.
Em 2013, os problemas eram os mesmos. Mas os brasileiros preferiam os Estados Unidos, principalmente a Florida. Segundo conta o jornal, havia mesmo clínicas médicas que cobravam fortunas pelos partos de brasileiras, dando também garantias de que os seus filhos saíam da clínica com cidadania americana.
“Preferi Portugal a Miami pela calmaria”, disse à revista Veja a empresária Christiana Braga, citada pelo DN. Hoje mora no Estoril e admite que adora a facilidade de obter passaporte e visto.
Estima-se que sejam concedidas 820 novas cidadanias por mês, segundo o Consulado de Portugal em São Paulo. Em breve, Portugal vai ter uma comunidade de 100 mil brasileiros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com