Não sendo um novo produtor da península sadina, a Adega Cooperativa de Pegões é um dos mais prestigiados produtores da região. José Rovisco Pais, grande proprietário e industrial de cerveja doou estas suas herdades aos Hospitais Civis de Lisboa. Os terrenos foram alvo da execução do maior plano de colonização interna em Portugal, com a fixação de centenas de casais agrícolas e a plantação de 830 hectares de vinha. A cooperativa que agora gere estas vinhas foi constituída por alvará a 7 de março de 1958. Passou por turbulência no período pós-25 de abril, mas desde há 15 anos, tem trilhado um caminho sólido. No momento presente, a Adega de Pegões tem uma área vinícola de 1.117 hectares, produzindo 11 milhões de quilos de uvas por ano, que resultam em mais de nove milhões de litros de vinho, 65% para o mercado interno, 35% para exportação. A gama é vasta: Vinhos de Mesa, Vinhos Regionais, Vinhos DOC, Vinhos de Garrafeira, Vinhos de Colheita Selecionada, Moscatéis, Aguardentes e Espumantes.
No referido concurso, a Adega de Pegões saiu com os prémios de melhores vinhos tintos e branco da região, um feito considerável perante a forte concorrência. No último caso, estamos a falar do Adega de Pegões Colheita Selecionada branco. Entre duas reservas naturais – estuário do Tejo a noroeste e estuário do Sado a sudoeste, mais a serra da Arrábida a poente e os famosos barros alentejanos a nascente – de um solo de areia e arenitos e de um quarteto de castas (Antão Vaz, Chardonnay, Arinto e Verdelho) nasceu este vinho branco premiado, encorpado, estruturado, frutado e fresco.
O Adega de Pegões Colheita Selecionada Branco 2016 passou por uma ligeira fermentação pelicular, seguida de fermentação alcoólica em madeira de carvalho francesa e americana. Envelheceu depois quatro meses na madeira, com recurso a batonage (agitar o vinho dentro da barrica com uma vara para misturar o depósito ou borras com o restante vinho, o que lhe confere mais corpo).
Este vinho deve acompanhar pratos de peixe mais fortes, como peixes no forno, caldeiradas e alguns queijos. Para celebrar ainda mais a gastronomia desta região, vêm-nos à lembrança as caldeiradas de Setúbal ou Sesimbra ou os deliciosos queijos de Azeitão…
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com