[weglot_switcher]

Peugeot desvenda o novo 308

A Peugeot acaba de dar a conhecer as primeiras imagens e informações da nova geração do seu best-seller, o 308. Nesta nova iteração, o 308 ganha nova tecnologia e motores, mas também uma nova caixa automática de oito velocidades.
5 Maio 2017, 12h04

A Peugeot revela a nova geração do 308, na variante de cinco portas e SW, escrevendo assim um novo capítulo na já longa história deste seu best-seller. Na nova geração, o 308 assume a grelha vertical comum a outros modelos da marca, bem como um capot longo e assinatura luminosa LED, disponível em todas as seis versões de equipamento: Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTI. Ainda na dianteira, o musculado para-choques revela uma postura dinâmica, reforçada pelas três aberturas para refrigeração do motor, com as laterais a acolherem ainda as luzes de nevoeiro. A típica assinatura luminosa de três garras que ostenta a traseira completa o conjunto deste modelo, que promete boas prestações dinâmicas como fruto das projeções curtas, tanto à frente como atrás.

Em termos tecnológicos, o novo 308 conta com muitos dos sistemas disponíveis no seu “primo” 3008, como o Active City Brake e o Active Lane Departure Warning. Mas também tem sistemas exclusivos. Este é o primeiro modelo do Grupo PSA a dispor de controlo de velocidade com função de 30 km/h, disponível nas variantes com caixa manual.

No interior, o i-Cockpit apresenta um touchscreen de 9,7” com navegação 3D, novo grafismo e acesso rápido e otimizado a todas as funções. O sistema Mirror Screen permite replicar o smartphone no ecrã do veículo e é compatível com os protocolos Mirrorlink, Android Auto e Apple Carplay. No ecrã tátil são ainda mostradas as imagens provenientes do sistema de ajuda ao estacionamento Visiopark 1 com câmara traseira de 180º e função Park Assist, que mede o espaço de estacionamento disponível e efetua a manobra de estacionamento, operando autonomamente a direção.

Em exclusivo para a nova geração do 308, a Peugeot escalou o motor Diesel BlueHDi de 180 cv, a que se junta – também em estreia – uma transmissão automática de nova geração com oito velocidades, desenvolvida em conjunto com a Aisin, que promete uma resposta suave e linear, incluindo Stop & Start, a partir dos 20 km/h. Além desta motorização Diesel, à disposição do novo 308 está ainda o novo BlueHDi 130 S&S, um bloco de quatro cilindros e 130 cv que adota um sistema de controlo de emissões na admissão e no escape, cumprindo as normas Euro 6 C de emissões. A gasolina, a escolha recaiu sobre uma unidade PureTech de três cilindros e 130 cv (também com S&S), que também monta um sistema de controlo de emissões na admissão e no escape.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.