Segundo avança o espanhol Diariomotor, a Audi prepara-se para deixar de utilizar os espelhos retrovisores exteriores nos seus modelos, devendo o seu próximo SUV ser o primeiro a utilizar esta solução, estreada no concept que o antecipa, o Audi e-Tron quattro concept (na imagem).
Assim, o futuro SUV da casa de Ingolstadt seria o primeiro modelo de produção em série (não considerando o Volkswagen XL1, cujas vendas não permitem essa designação) a montar – ao invés de espelhos retrovisores exteriores – duas câmaras, cujas imagens poderão ser vistas ou no ecrã central do tablier ou em dois pequenos ecrãs colocados nos seus extremos, facilitando a adoção da tecnologia por parte dos condutores, habituados desde sempre a olhar pelos apêndices laterais. A localização destas câmaras poderá ser ou no pilar A, onde habitualmente se situam os “espelhos”, ou mesmo nas laterais.
Com a adoção desta solução, a Audi ganha em aerodinâmica, que se traduz numa descida dos consumos e, logo, das emissões. Mas também o conforto sai potenciado, uma vez que muitos dos ruídos aerodinâmicos dos automóveis, principalmente a velocidades mais elevadas, se devem ao fraco aerodinamismo dos retrovisores exteriores. Outra vantagem, apontada pelo Diariomotor, é o facto de os legisladores apoiarem a adoção desta nova tecnologia, que trará benefícios em termos de segurança, pondo fim ao chamado “ângulo-morto” e melhorando a visibilidade à noite e em locais de fraca iluminação.
Do ponto de vista financeiro, ainda que no início tal não aconteça, a massificação do uso de câmaras fará com que esta solução seja mesmo mais vantajosa do que a utilização dos atuais retrovisores.
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