A proposta do PCP para constituição de um grupo de trabalho sobre a dívida e o endividamento público e externo deverá ser aprovada amanhã na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, avança o partido em comunicado.
“Tendo já o acordo do PS, a proposta do PCP permitirá que pela primeira vez a Assembleia da República disponha de uma estrutura que proceda à avaliação do endividamento público e externo, que faça o escrutínio das causas profundas deste endividamento, faça o diagnóstico da situação atual, analise a evolução futura e debata as possíveis soluções para este gravíssimo problema que condiciona o presente e o futuro do nosso país”, lê-se na nota à imprensa.
O PCP sublinha que, com a aprovação do grupo de trabalho na comissão parlamentar, “a recolha de informação relevante e realização de audições de entidades, estruturas e personalidades poderá começar brevemente”.
O PCP propôs o grupo de trabalho depois ter visto chumbada a sua intenção de criar uma comissão parlamentar eventual sobre o endividamento. A iniciativa foi chumbada em plenário com os votos do PS, a abstenção do PSD e do CDS e o apoio do BE, PEV e PAN.
Os socialistas já tinham sinalizado que iriam viabilizar a criação do grupo de trabalho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com