[weglot_switcher]

Mercedes-Benz Trucks: Road Efficiency diminui custos e paragens

A Mercedes-Benz Trucks apresentou em Lisboa o seu conceito Road Efficiency. Assente na redução dos custos de utilização, na segurança e na maior utilização do veículo, promete ajudar as empresas a rentabilizar o seu investimento em novos produtos da marca, nomeadamente o Actros.
26 Maio 2017, 11h25

Numa ação que reuniu cerca de 150 jornalistas europeus em Lisboa, a Mercedes-Benz Trucks (MBT) explicou o seu conceito Road Efficiency e de que forma este conjunto de melhorias técnicas e serviços pode ajudar os empresários a rentabilizarem o seu investimento nos camiões da marca, nomeadamente o Actros.
Este conceito, apresentado pela primeira vez no Salão de Veículos Comerciais de Hannover de 2016, assenta em três pilares: a redução dos custos globais de utilização, a oferta de um nível elevado de segurança e ainda numa maior utilização efetiva do veículo.

Para diminuir os custos de utilização, a (MBT) aposta essencialmente na redução dos consumos e advoga que já conseguiu uma redução cumulativa de 16% nos consumos, face ao Actros de 2011. As mais recentes alterações levadas a cabo nos motores adicionam mais 3% de redução do consumo. Igual valor de redução deve-se ao novo difusor dianteiro inferior e à revisão da cadeia cinemática, nomeadamente a uma transmissão com menos 50% de atrito, a uma otimização do sistema PPC – o cruise-control preditivo que usa o mapa do sistema de navegação para engrenar a mudança ideal – e a um alternador otimizado. A partir de julho, mais 0,5% de redução serão adicionados, com a entrada em comercialização do eixo traseiro com lubrificação ativa, que aumenta ou diminui a lubrificação de acordo com as necessidades. No total, estas alterações produzem uma diminuição de cerca de 1000€/mês por cada camião, revela a MBT.

No que respeita à segurança, o novo Actros está equipado com o sistema Active Brake Assist 4 de travagem automática de emergência, cuja tecnologia de radar permite agora a deteção de peões, mesmo em situações de mudança da direção e durante a noite. Além disso, ao dispor do Actros está ainda o Sideguard Assist, um sistema que utiliza duas unidades de radar – montadas junto às longarinas direitas – para monitorizar a parte direita do conjunto trator/reboque. O sistema indica a presença de obstáculos ou peões/ciclistas nesta zona, alertando o condutor. Da mesma forma, controla o ângulo de viragem, alertando quando uma colisão estiver iminente. Além destes sistemas, o sistema de infoentretenimento Multimedia Radio Touch passa a ser compatível com o sistema Appla Car Play e, através do Mirror Link, com sistemas Android. A MBT declara que a utilização deste sistema diminui as distrações ao volante, aumentando a segurança.

Outra inovação é o MB Uptime, um sistema de recolha de dados telemétricos que tem como objetivo reduzir o tempo de inatividade dos camiões, potenciando a sua utilização efetiva e rentabilização, o terceiro pilar em que assenta este conceito da MBT. O sistema comunica com uma central para colocar à disposição do cliente alertas sobre manutenções preventivas e preditivas, diminuindo as avarias, mas também realizar a gestão das manutenções e reparações, ao mesmo tempo que oferece apoio em tempo real.

Desenvolvido desde 2013, ao longo de mais de 200.000.000 de km de testes, levados a cabo por mais de 1400 veículos, o MB Uptime está já disponível em 12 mercados (Portugal inclusive), devendo, até final do ano, estar presente em mais sete. Em Portugal, a MBT não adianta ainda preços finais para esta solução, que pode ser contratada juntamente com o FleetBoard ou separadamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.