A BMW vai estender as paragens em fábricas na Alemanha, China e África do Sul, segundo adianta a Bloomberg, citando o porta-voz da empresa, Michael Rebstock. Em causa está a falta de componentes de direção, devida a uma falha na entrega destes componentes por parte de um fabricante italiano que a marca prefere não identificar.
De acordo com Rebstock, a produção na unidade chinesa de Shenyang deverá parar durante o dia de hoje, o mesmo acontecendo com a unidade sul-africana de Rosslyn. A fábrica de Leipzig, na Alemanha, deverá encerrar apenas parcialmente, após ter estado encerrada desde a passada sexta-feira, ao passo que a fábrica da marca em Munique tem visto a sua produção ser afetada ao longo da passada semana.
“Para já, é impossível dizer quando as paragens cessarão”, disse Rebstock à Bloomberg, acrescentando que a empresa decidiria acerca de novas paragens à medida que estas se tornem necessárias. A mesma fonte classificou a quebra financeira esperada como “gerível, mas ainda não quantificável” e disse que estas paragens afetam a produção dos modelos Série 1 a Série 4. Rebstock ressalvou, no entanto, que “está uma equipa no terreno para resolver a situação”.
Refira-se que os lucros da BMW caíram no primeiro trimestre deste ano, à medida que uma gama mais envelhecida levou a marca a oferecer incentivos para acelerar as vendas. O construtor de Munique tem duas unidades fabris no nordeste da China, na cidade de Shenyang, em conjunto com a Brilliance China Automotive Holdings. Por causa destas paragens, as ações da Brilliance China na bolsa de Hong Kong estão a cair 0,3%, diz a Bloomberg.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com