[weglot_switcher]

Portugal não segue Irlanda e mantém administração da AstraZeneca

As autoridades portugueses de saúde dizem que as diretrizes para a administração da AstraZeneca se mantêm válidas e salientam que o tema continua a ser “acompanhado”.
covid
14 Março 2021, 20h35

A Direção Geral de Saúde (DGS) e o Infarmed mantêm a indicação de administração da AstraZeneca, salientando continuar a acompanhar o tema que será discutido com as congéneres europeias na próxima semana.

“A DGS e o Infarmed, I.P. informam que, com base nos dados atualmente disponíveis e enquanto decorre a investigação, se mantém válida a informação emitida, podendo a vacina continuar a ser administrada”, pode ler-se no comunicado conjunto divulgado este domingo à noite, depois da suspensão temporária pela Irlanda da vacinação com vacina AstraZeneca.

As autoridades portuguesas de saúde salientam que este tema “continua a ser acompanhado”, através “da sua participação na avaliação que decorre a nível europeu em conjunto com as autoridades congéneres europeias, nomeadamente em reuniões a decorrer na próxima semana”.

A Irlanda, através da Comissão Nacional de Vacinação, decidi suspender temporariamente a administração da AstraZeneca, depois da ocorrência de eventos tromboembólicos na Noruega.

“Os casos notificados estão a ser avaliados pelo Comité de Segurança, PRAC, da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMA), esperando-se uma conclusão durante a próxima semana”, salienta a DGS e o Infarmed, acrescentando que “até ao momento, em Portugal, o Sistema de Farmacovigilância recebeu a notificação de dois casos, sendo que não apresentam o mesmo padrão clínico dos que se encontram em avaliação”.

As autoridades de saúde vincam que “até ao momento não há evidência de que a vacinação possa estar na origem destes eventos” e apelam a que os profissionais de saúde que suspeitem de reações adversas após a vacinação devem notificar as reações no Sistema Nacional de Farmacovigilancia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.