A Nissan operou no X-Trail uma atualização, destinada a melhorar a sua qualidade. Como não poderia deixar de ser, as linhas do SUV mais vendido da marca nipónica foram revistas. O X-Trail apresenta-se agora com um design distinto e robusto, com destaque para a nova grelha dianteira em V e para os para-choques de novo desenho e onde o plástico negro visível ostenta agora um acabamento brilhante. Os faróis também são novos e apresentam uma nova versão do boomerang dos faróis diurnos.
Nos modelos que montam iluminação Full LED, os médios oferecem agora um Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativo (AFS), que acompanha a direção do SUV de forma dinâmica. Esta é a primeira utilização do AFS por parte da Nissan na Europa.
Na traseira, além do para-choques redesenhado, os conjuntos óticos são totalmente LED. O perfil passa agora a contar com um friso lateral cromado ao longo da base das duas portas. Uma nova gama de jantes de liga leve de 17” (Visia e Acenta) e 18” (N-Connecta e Tekna) faz agora parte do equipamento de série, como as já existentes jantes de 19” (opcionais no Tekna) a continuarem do modelo anterior.
Por dentro, as atualizações versaram sobre a qualidade. O volante é novo e a base plana quer facilitar a entrada e saída do condutor e acrescentar um toque desportivo. Os bancos podem ser em pele e também aquecidos e os acabamentos das portas distinguem as várias versões disponíveis. Com cinco ou sete lugares, o X-Trail permite agora optar pela abertura elétrica do portão da bagageira, recorrendo ao sensor colocado no centro do para-choques traseiro. A capacidade também foi melhorada e passa agora a oscilar entre os 565 litros e os 1.996 litros.
Com a chegada do novo X-Trail, chega também um novo nível de equipamento. Além dos Visia, Acenta e Tekna, existe agora o N-Connecta, posicionado entre as versões Acenta e Tekna. Vários mercados europeus – como Portugal – já dispunham desta versão na anterior gama X-Trail. Como tal, o lançamento do nível N-Connecta apenas normaliza todos os mercados. Na versão N-Connecta, o X-Trail conta com sistema de infoentretenimento Nissan Connect, monitor de visualização 360º inteligente, chave inteligente, barras do tejadilho, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a funcionalidade mãos-livres na porta da bagageira.
Em 2018 chegará uma nova tecnologia no X-Trail. Falamos do ProPilot, o primeiro passo na caminhada da marca em direção à condução autónoma. Esta tecnologia controla direção, aceleração e travagem numa única via em autoestradas, durante o congestionamento de tráfego ou a alta velocidade. Para tal recorre a Assistência de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro (ICC) e Piloto em Trânsito (TJP). O ProPILOT será ativado através de um botão no volante e as informações aparecerão no painel combinado entre os painéis de instrumentos.
Para já, e ainda no domínio da tecnologia, as novidades são o alerta de tráfego traseiro, que avisa o condutor caso ele tente efetuar marcha atrás e seja detetado um automóvel em aproximação. O Sistema Anticolisão Inteligente passa a contar com reconhecimento de peões e a Paragem Assistida (SSA), que complementa o Arranque Assistido em Subidas (HSA) nos modelos com caixa manual. A SSA mantém o automóvel numa posição estática até um máximo de três minutos, após os quais é automaticamente ativado o travão de mão.
A gama de motores mantém-se, incluindo o 2,0 litros Diesel de 177 cv, bem com as caixas manual de seis velocidades ou automática CVT Xtronic e as opções entre tração às duas ou quatro rodas. Ainda sem preços para o mercado nacional, o novo X-Trail chegará aos concessionários da marca em agosto, mesmo a tempo das férias grandes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com