[weglot_switcher]

Renault Kangoo Z.E. oferece mais autonomia, mas custa o mesmo

Chega em setembro o novo Renault Kangoo Z.E. A nova geração promete um aumento de mais de 50% na autonomia e um carregamento mais rápido, sem que isso aumente os preços, que se iniciam nos 25.547€ (com aluguer da bateria).
4 Julho 2017, 20h51

A Renault revelou o novo Kangoo Z.E., o seu comercial ligeiro movido por energia elétrica, que chega aos concessionários da marca em Portugal já em setembro. Entre as novidades, merece destaque o aumento de mais de 50% na autonomia, que agora se cifra em 270 km, face aos anteriores 170 km. Além de maior autonomia, a Renault afirma ser possível recarregar o Kangoo Z.E. em cerca de seis horas.

Quando chegar ao mercado, o novo elétrico francês manterá os mesmos preços da geração anterior (com aluguer de bateria). Com a chegada da nova geração, chega também a possibilidade de adquirir a bateria, opção que acrescenta 7.626€ à fatura. O novo Kangoo Z.E. integra três inovações importantes: uma nova bateria, um novo motor, e a integração de uma bomba de calor para a climatização. Graças a elas, o elétrico francês oferece 270 km de autonomia, um aumento de mais de 50% face aos 170 km da anterior geração.

A nova bateria, de 33 kWh, foi desenvolvida pela Renault e pela LG Chem com base no aumento da densidade energética, que aumenta a capacidade de armazenamento mantendo as dimensões. O motor, também novo, oferece 60 cv de potência e deriva do motor R90 do ZOE. Da mesma forma, o Kangoo Z.E. estreia uma bomba de calor num comercial ligeiro elétrico. Ligada ao ar condicionado, preserva a autonomia com tempo frio, diminuindo o recurso a resistências elétricas. Aliada a ela está o sistema de pré-climatização (o horário de arranque é ajustável através dos comandos no volante), que permite aquecer ou arrefecer previamente o automóvel.

Quando chega a hora de carregar, o novo carregador do Kangoo Z.E., duas vezes mais potente que o anterior, permite uma recarga completa em 6 horas numa WallBox de 7,4 kW, ou seja, menos 1h30 do que anteriormente, para obter mais 50% de autonomia. De série é oferecido um cabo para carregamento numa WallBox ou num terminal público. Consoante os países é também disponibilizado um cabo para carregamento numa tomada doméstica ou de segurança.

 

Conectividade em alta
Os serviços Easy Connect (Z.E. Trip e Z.E. Pass) facilitam o acesso aos cerca de 80.000 postos de carregamento públicos na Europa e serão progressivamente implementados durante o ano de 2017.

O Z.E. Trip permite localizar todos os postos de carregamento acessíveis ao público nos principais países europeus, selecionar um posto de carregamento e obter o trajeto direto até lá. Além disso, indica a disponibilidade em tempo real de cada terminal para orientar o condutor para os postos de carregamento livres, da mesma forma que informa sobra a a potência do posto e a sua compatibilidade com o automóvel. É ainda possível consultar a rede de terminais de carregamento no portal de Internet da Renault ou diretamente no espaço MyRenault.

Quanto ao Z.E. Pass, trata-se de um meio de acesso e de pagamento único para um máximo de terminais, a partir de um smartphone ou de um tablet. Esta aplicação permite aceder aos terminais e pagar facilmente cada sessão de carregamento na maioria dos postos de carregamento públicos da Europa, bem como identificar os terminais acessíveis e a sua compatibilidade com o automóvel, além de comparar o preço das recargas nos terminais, usando o smartphone.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.