A entrada em vigor do Aviso do Banco de Portugal que permite abertura de contas online por videoconferência foi especialmente vantajoso para o banco liderado por Diogo Cunha. “O Banco Atlântico Europa é o primeiro banco português a disponibilizar o serviço de abertura de conta por videoconferência”, anuncia a administração do banco num encontro com jornalistas em Lisboa na sede da instituição.
O processo demora 15 minutos, e em fase de teste, antes da entrada em vigor da regra, procederam a abertura de conta por videoconferência, e desde 9 de junho já têm 150 clientes que abriram conta por videoconferência na fase experimental (com presença física dos gestores de conta). Fizeram-no para que na entrada em vigor da lei já disponibilizassem o serviço sem falhas.
O banco anunciou também que receberam autorização para a livre prestação de serviços em oito países: Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Irlanda, Holanda e Áustria.
Diogo Cunha explica que o banco português de capitais angolanos já tem 25% dos seus clientes na Alemanha e Áustria e por isso este Aviso do Banco de Portugal é vital para a estratégia do Atlântico Europa.
Isto porque para um cliente alemão, onde as taxas de juro são negativas, haver um banco estrangeiro que presta serviços localmente, e que agora até permite a abertura de conta por video conferência, e que oferece um juro de 0,5% nos depósitos, é um atrativo.
Esta é a estratégia do banco liderado por Diogo Cunha para adquirir clientes sem abrir balcões físicos.
Os gestores do banco explicam que há 76% de clientes da União Europeia ligados à internet, em Portugal é próximo da média europeia (75%). O comércio online é usado por 16% dos clientes, uma média de 1.060 euros por ano.
“A banca está longe desta experiência do consumo online“, diz a administração do banco.
Diogo Cunha explica que a cadeia de valor do banco está a ser atacada por dezenas de players especializados em aéreas dessa cadeia de valor (ex: Crédito ao consumo, transferências de fundos e cartões de débito e crédito). São Fintechs que estão fora da supervisão do Banco de Portugal.
Este novo serviço disponibilizado do banco está disponível para a IOS e para Android e a abertura de conta por videoconferência pode ser feita em euros ou em dólares.
O Banco de Portugal exige para a abertura de conta um documento de identificação, um comprovativo de profissão ou outra situação (estudante, reformado, etc). Se os clientes quiserem fazer a confirmação da autenticidade dos documentos sem ser através da videoconferência podem fazê-lo através de um balcão dos CTT ou através do recurso a um advogado.
O serviço está disponível das oito horas às 22 horas, mas o objectivo é chegar à abertura 24 horas para chegar a clientes com diferentes fusos horários.
O banco tem um contact center com seis pessoas para atender a clientes da abertura de conta videoconferência.
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