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Tabuada do Ratinho 2.0: Professor primário diz que 3×5 não é igual a 5×3

Nos Estados Unidos, um aluno do 3º ano pensou que 5×3 fosse equivalente a “5+5+5”. Para o docente, o valor estava certo mas a explicação errada, porque era suposto pensar em “3+3+3+3+3”.
10 Julho 2017, 16h10

Numa altura em que muitos alunos terminaram os exames nacionais, outros tantos estudam para a 2ª fase ou se debruçam sobre os livros com exercícios das férias de verão, recordamos um episódio que pôs cabeças e redes sociais em polvorosa. Trata-se de um episódio que intrigou pais e alunos um pouco por todo o mundo.

Nos Estados Unidos da América, um aluno do 3º ano de escolaridade resolveu corretamente duas contas de tabuada. Além de explicitar o resultado da equação, o aluno tinha de explicar o raciocínio que utilizou para chegar à solução final. Pensando que 5×3 fosse equivalente a “5+5+5”, avançou para o cálculo. No entanto, o docente considerou os dois exercícios errados, uma vez que era suposto ter pensado em “3+3+3+3+3”.

Uma imagem do exame, onde se percebe que o professor anotou como errado o “3×5”, foi partilhada na rede social Reddit e depressa ganhou dimensão internacional, sendo até destacada pela imprensa britânica (The Telegraph, Daily Mail, BBC…).

Na sequência destas dúvidas, o Conselho Nacional de Professores de Matemática dos Estados Unidos da América (NCTM) apoiou a resposta do docente. “Parte do que ensinamos às crianças baseia-se no facto de que queremos que elas sejam espertas e capazes de resolver problemas. Queremos que os alunos entendam o que estão fazer, e não apenas dar a resposta certa”, explicou Diane Briars, presidente da organização, em declarações recolhidas pelo diário britânico Daily Mail.

E o professor? Ter-se-á limitado a referir que pretendia que fosse usada a “estratégia de adição repetida”, e que 5×3 significa que a ideia era somar cinco vezes o número três (“3+3+3+3+3”).

Math grading today…

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