[weglot_switcher]

Lista de sabores autênticos

Descubra algumas sugestões gastronómicas para este fim de semana (e não só) nas cidades de Lisboa e do Porto.
14 Julho 2017, 10h50

Lisboa

DAMAS

Muita música ao vivo, petiscos, pratos, um ambiente simples e muito familiar. Assim é o Damas. Uma antiga panificadora transformada em restaurante, bar e casa de concertos. Durante anos, a porta com o número 60 na Rua Voz do Operário esteve fechada. Desde a sua abertura, em 2015, que o espaço continua a chamar atenção e a encher-se de gente. Os petiscos são fixos, mas a ementa dos pratos principais muda todos os dias. Podem ser portugueses, africanos, orientais ou ainda receitas antigas que já não se fazem, como “coração de boi recheado” ou “pato à veneziana”.

“Damas, não há dramas”: é o mote da casa escrito num dos azulejos.

Rua da Voz do Operário, nº 60
Horário: terça à quinta 13h-02h; sexta e sábado 13h-04h; domingo 17h-24h
Encerra: segunda-feira / Preço: 25 euros para duas pessoas

UM ELÉTRICO CHAMADO TÁGIDE

O nome é inspirado no famoso elétrico 28 e na peça de teatro “Um elétrico chamado desejo”. Tágide começou por ser um restaurante com vistas maravilhosas sobre a baixa de Lisboa, mas entretanto cresceu e criou uma nova esplanada em pleno Largo da Academia Nacional das Belas Artes. A carta criada pelo chef do Tágide, Gonçalo Costa, é inspirada nas ninfas de Camões. A primeira parte do menu, “Acordar com uma ninfa”, tem diversas opções para o pequeno almoço. A segunda parte, “Ninfomaníacas”, tem frango marinado com pesto de coentros, croquetes de enchidos, couve roxa com molho de iogurte, sardinhas marinadas com tomate cherry, azeitonas e queijo fresco ou salada de agrião com cogumelos Portobello, foie gras e parmesão. Para finalizar, nada melhor que uma doce sobremesa.

Largo da Academia Nacional de Belas Artes
Horário: 12h-15h e e 19h-24h / Preço: 30 euros para duas pessoas

DUK

Buffet de comida brasileira, buffet de saladas, buffet de sushi. Que tal um buffet de pizzas? O menu do restaurante DUK está em modo “all you can eat”. Por 12 euros pode comer todas as pizzas que quiser até cair para o lado. Esta opção só está disponível ao almoço, mas pode com várias pizzas, das mais simples às mais elaboradas, como a Gambere com mozzarella fresca, espinafres, camarão salteado e oregãos; a Codorniz com ovo de codorniz, molho de trufa, manjericão e oregãos; a Michel com pepperoni, bolonhesa, cogumelos, pimentos e cebolas; ou a 5 quejios com mozzarella, parmesão, chèvre, gorgonzola, mascarpone e oregãos. Outra boa notícia é que a sobremesa também é servida em modo buffet. O restaurante DUK tem uma carta de risottos, saladas, pratos de carne e peixe.

Rua Duque de Palmela
Horário: 12h-15h e 19h-22h30; sábado e domingo 19h-22h30 / Preço: 40 euros para duas pessoas

 

Porto

PORTOBELLO ROOFTOP

Procure por Hotel Porto Downtown, suba até ao último andar e surpreenda-se com uma vista de 360 graus sobre a cidade. A decoração, elegante e moderna, cria um ambiente muito confortável e cosmopolita. Chama-se Portobello Rooftop, e junta o conceito de restaurante e bar. Aproveite a pausa ao final do dia para provar o Bacardi Rooftop, um cocktail de assinatura inspirado na Torre dos Clérigos. Ao almoço saboreie o filete de robalo de mar com crosta de ervas, o entrecôte com puré de alheira e espinafres frescos ou o prato vegetariano de spaghetti pomodoro com rúcula selvagem. Ao jantar prove o penne al pesto genovese, a cataplana de polvo e crustáceos ou a coxa de pato crestada com puré de bolbo de aipo e foie gras.

Avenida Rodrigues de Freitas 427
Horário: 7h30-10h30 e 19h30-22h30 / Encerra: domingo
Preço: 50 euros para duas pessoas

ÉLEBÊ CENTRO

Depois do sucesso do éLebê Baixa e do éLebê Lionesa, ambos conceitos do chef Pedro Torres, nasceu o éLeBê Centro. A cozinha é tradicional portuguesa com um toque de modernidade e assinatura própria. Tudo é pensado ao pormenor, desde as entradas até às sobremesas. Com um ambiente sofisticado, confortável e muito apelativo. Do fondue de três queijos à salada fria de lascas de polvo, do arroz de tamboril e gambas aos filetes de polvo aromatizados com risotto de tomate maduro, das plumas de porco preto à posta de vitela minhota, são muitas as opções. Os vegetarianos também são bem-vindos. Há risotto e lasanha vegetariana.

Rua da Conceição 94
Horário: 12h-15h, 19h-23h / Encerra: terça-feira
Preço: 40 euros para duas pessoas

CAFEÍNA

Uma casa do início do século XX foi restaurada e decorada de forma luxuosa. Muito perto do mar, em plena Foz do Douro, o Cafeína ganhou fama por ser frequentado por músicos, atores, estilistas, manequins, políticos e simples anónimos. Artistas que tornaram o espaço num ponto de encontro e local de moda da cidade. A cozinha tem raíz portuguesa e alguns traços de influência italiana e francesa. Pode degustar a salada de frango fumado com abacate e presunto crocante ou ovos com foie gras e cebola caramelizada; magret de pato com marmelo e couscous de cogumelos, tornedó de lombo com presunto e molho de francesinha ou folhado de salmão mi-cuit com espinafres, puré de aipo e molho holandês; e crumble de maçã caramelizada com alfazema e crème fraîche ou crepes queimados com groselhas e mirtilos.

Rua do Padrão 100
Horário: 12h30-18h e 19h30-24h
Preço: 70 euros para duas pessoas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.