A Koala Rest ganhou seis meses de incubação gratuita na Startup Lisboa, com acompanhamento e consultoria estratégica, assessoria de imprensa, estratégia de comunicação e a possibilidade de utilização de um espaço comercial como prova de conceito.
A ideia do projeto, pensada por Bruno Madeira e João Ramos nasceu em 2016. Ambos conheceram-se há sete anos, numa agência de marketing digital onde trabalharam juntos.
João, 32 anos, é licenciado em Marketing pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Passou pela Jerónimo Martins, na Polónia, mas também trabalhou noutros mercados internacionais como o México ou os Estados Unidos da América (EUA). Bruno, também com 32 anos, licenciou-se em Economia pelo ISEG e dirigia a Actual Sales, até sair para se dedicar a tempo inteiro à Koala Rest.
O colchão Koala Rest apresenta um modelo único, vendido online, que permite reduzir custos de produção, remover encargos com intermediários e vendedores e transportar essa poupança diretamente para o consumidor. O foco estratégico da marca assenta num reforço na área digital e tecnológica, motivo que ambos crêem ser uma boa aposta para o crescimento da empresa.
O vencedor do primeiro programa de aceleração da Academia de Comércio foi anunciado ontem, na Demo Day, o dia em que se fez a apresentação final de cada um dos 16 projetos desenvolvidos durante todo o programa. A sessão de encerramento do programa de aceleração de novos negócios contou com a presença da presidente da direcção da UACS, Carla Salsinha, Marta Miraldes, fundadora da SBI Consulting, empresa de consultoria de gestão vocacionada para o apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) e à criação de novas empresas e Duarte Cordeiro, vice presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O programa de aceleração permite aos participantes trabalhar as tendências do futuro do comércio, explorando e aplicando conceitos inovadores de retalho, e também desenvolver competências de gestão de negócio (análise de mercado, finanças e marketing, entre outras).
Houve ainda três negócios que tiveram menções honrosas:
A Pop The Bubble Store ganhou a Menção Honrosa de Escalabilidade. A Pop the Bubble é uma loja online de acessórios de lifestyle, que se destacam pelo design, irreverência e contemporaneidade. O conceito estético da marca é inspirado principalmente pelas tendências eclécticas do streetstyle mundial e está direcionado para pessoas criativas e urbanas, que querem expressar o seu estilo de uma forma singular. Atualmente, a marca vende para cerca de 20 países, dos quais se destacam Portugal, Espanha e Brasil como principais mercados.
O Atelier Encaixe ganhou a Menção Honrosa do Saber Fazer. O Atelier Encaixe surge da vontade de Gonçalo Lopes Cardoso e Inês Lopes Cardoso em criar um espaço com capacidade de produção artística onde os diferentes materiais e técnicas fossem trabalhados em conjunto. Esses conhecimentos foram adquiridos ao longo de 20 anos de experiência em vários projetos desenvolvidos e executados nas áreas de Conservação e Restauro; Marcenaria; Talha; Embutidos; Douramento; Polimentos e Acabamentos; Remodelação e decoração de interiores; Reforço e construção de Estruturas de Madeira e Cenografia. Neste momento, a empresa tem 20 pontos de venda no país.
O Armazém das Malhas é distinguido com a Menção Honrosa de Valorização do Comércio Tradicional. Este espaço tem mais de 50 anos de história. Iniciou o seu percurso na rua dos Fanqueiros como um espaço de revenda, e após 20 anos de existência muda-se para a Rua Forno do Tijolo, Anjos. Em 2015 abre as portas ao público pelas mãos da geração mais nova, os netos do fundador, Tiago Marques e Tomás Marques, que apostaram num design característico. O armazém das Malhas preserva as memórias do antigo comércio para além de promover e desenvolver o comércio nacional. Para isso conta com um leque variado de artigos de vestuário de concepção, criação e confeção portuguesas: pullovers, capas, mantas e cachecóis. A empresa quer vender e produzir artigos e serviços exclusivos, assumindo um compromisso ético e ambiental, numa alternativa “slow-fashion”. A marca prepara-se para abrir mais uma loja em Lisboa no mês de setembro, perto da Avenida da Liberdade.
As outra equipas apresentaram negócios de comércio de diferentes áreas, desde o colecionismo às conservas. São elas: ALoja do AL (Alojamento Local); Bicho do Papel; Bistrô da Bekas; Different Style; Fair Bazaar; Food Central Market; La Folie; LOA The Olive World; Magic Portugal; Malta & Companhia; Mona Lili e Olivia Jeans.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) desenvolvida pela SBI Consulting que tem como parceiros a Startup Lisboa, a UACS (União das Associações do Comércio e Serviços) e a Junta de Freguesia do Beato. Em setembro, arranca o segundo programa da Academia de Comércio. A primeira edição deste programa vai ter lugar na Freguesia do Beato, tendo como objectivo preparar o tecido comercial adjacente ao Hub Criativo do Beato.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com