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O maior da série “X” da Opel chega em novembro

É uma antestreia apresentada recentemente em Cascais pelo designer Frederik Backman. O último lançamento da série “X” da Opel é o Grandland. Depois do Mokka X e do Crossland X que está em comercialização, a família ficará completa com este SUV.
21 Julho 2017, 11h20

O que conhecemos é um protótipo mas já dá para antecipar que a pontuação máxima vai ser ao nível do espaço. Com uma aparência de todo o terreno e muita tecnologia, o designer salientou na apresentação o desenvolvimento bem pronunciado dos arcos de rodas dentro do desenho dos guarda-lamas. Por outro lado, a chamada lâmina nos painéis laterais é reinterpretada. Na traseira, o destaque vai para a largura da carroçaria, realçada pelos faróis e pelo volumoso para-choques.

No interior, encaramos desde logo o grande ecrã tátil, algo que se tornou uma moda muito evidenciada nos carros elétricos, mas que agora todas as marcas estão a adotar. A marca germânica tem vindo a reduzir o número de botões na consola central, tornando tudo muito mais intuitivo. Neste caso, a área é dividida em três partes, para que se consiga um acesso mais facilitado.

Aliás, a tecnologia está a fazer a diferença nos novos modelos da Opel, assim com um design mais agressivo e dinâmico, onde o jogo de cores entre o tejadilho e o resto do automóvel dão a sensação de estarmos dentro de um carro muito grande. Frankfurt será o primeiro mercado a vê-lo e Portugal só o conhecerá em novembro. Recorde-se que, no mercado nacional, a marca alemã já comercializa outros compactos: o Astra hatch de cinco portas e a station wagon, e ainda o Zafira.

Este SUV compacto será construído em França, partilhando a plataforma do Peugeot 3008. Sem semelhanças entre si, pois o ADN é absolutamente diferente, a aliança com a PSA está a dar frutos. O designer do grup revelou recentemente em Cascais que a oferta de motorizações vai variar entre a opção gasolina com um motor 1.2 turbo de 130 cavalos, com bloco construído em alumínio, e uma indicação de fábrica de consumo misto de 5,5 litros por cada 100 quilómetros; enquanto o motor diesel será o 1.6 turbo com 120 cv de potência e um consumo misto indicado de fábrica de 4,6 l/100 Km. O construtor deverá avançar posteriormente para motores de maior potência.

A tecnologia que este Grandland X vai oferecer inclui um novo sistema designado por grip control, que não é mais do que uma ajuda muito relevante no controlo da viatura em situações críticas. Refere a marca que este controlo de tração especial funciona em cinco modos diferentes. “O sistema ajusta a distribuição do binário entre as rodas dianteiras, permitindo a ‘patinagem’ de uma roda se necessário, e consegue alterar o curso do acelerador e pontos de passagem de caixa de velocidade automática”.

Habituados aos sistemas IntelliLink de informação e entretenimento, bem como ao sistema OnStar, que inclui hotspot wi-fi 4G, o futuro SUV disponibilizará, por contrato, informação com serviço de reserva de hotéis e localização de parques de estacionamento. Os smartphones, por seu lado, poderão ser carregados por indução.

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