Lisboa
SEM TÍTULO
Não tem título e apenas poderá frequentá-lo durante um mês. Um espaço tem galeria de arte, wine bar e restaurante. O Sem Título convida-o para uma experiência gastronómica criativa. Os pratos são substituídos por telas por pintar e as sugestões gastronómicas são as próprias matérias primas da obra de arte que o cliente cria. Uma ligação entre as artes visuais e a gastronomia. Os pratos preparados pelo chef Nuno Bergonse são cuidadosamente arranjados e coloridos.
Comece pelo melão com presunto e hortelã, continue com tártaro de salmão com abacate, alfarroba e couve roxa, e depois prove o polvo com molho fricassé, quinoa e abóbora. O prato de carne é rabo de boi com gema trufada e picles de manga. Termine a refeição com um cremoso de morango, merengue e frutos vermelhos. Acompanhe tudo com os vinhos da Adega Mayor.
Rua do Alecrim 30B
Horário: 18h30-24h; domingo 12h-15h / Encerra: segunda e terça-feira
Preço: 70 euros para duas pessoas
LA VITA È BELLA
O novo restaurante da Baixa de Lisboa deseja-lhe uma vida bela. E o segredo é comer pizzas, massas ou outras especialidades italianas. De uma antiga pastelaria, a Pomona, criou-se o La Vita è Bella, com 40 lugares sentados no interior e 60 na esplanada. Como entrada pode escolher bruschetta de queijo de cabra com morango e mel, ou salada de polvo com batatas, burrata com courgette grelhada ou ainda espadarte ou carpaccio de salmão. As saladas podem ser de mozzarella com tomate e manjericão; salada Caesar; alface, manga e gambas ou alface com pêra, gorgonzola e nozes. Para continuar, a ementa é extensa, desde lasanha, penne com queijo ricota, beringela e tomate cherry; risotto com molho de carne e açafrão; esparguette com frutos do mar, tomate cherry e manjericão, tortellone de vieiras e gambas com courgette. Se prefere pizza, a lista é enorme, desde as clássicas às vegetarianas, passando pelas ousadas. Ao sair deste lugar, vai entender porque é que a vida é mesmo bela.
Rua da Prata 115
Horário: 12h-15h e e 19h-23h
Preço: 30 euros para duas pessoas
GROUND BURGUER
Este é o sítio certo para os amantes de um bom hambúrguer com uma apresentação excecional e ainda atendimento com qualidade. Vai encontrar isso tudo no Ground Burguer, a hamburgueria que todos os meses tem uma nova sugestão na carta. Este mês aposta na carne e junta-lhe vieiras. Mais concretamente, vieira marinada com toranja e salicórnia, acompanhada por cogumelos Pleurotos, coco e hortelã – tudo no meio de duas fatias de pão caseiro, feito todos os dias no restaurante. Para acompanhar, peça as batatas fritas com alecrim e molho de alho, os aros de cebola frita ou a salada mista com mini beterrabas, molho vinagrete de cerveja e broa crocante. Para além da novidade, pode também deliciar-se com a estrela da casa, o Ground Burguer, recheado com queijo cheddar, alface, tomate, cebola roxa grelhada e molho especial da casa. O Philly Burguer, com queijo Philadelphia e pickles de jalapeños, ou a opção vegetariana, o Veggie Burguer, com feijão manteiga, carne de soja, grão-de-bico e especiarias, são outras opções.
Avenida António Augusto Aguiar 148 A
Horário: 12h-24h / Encerra: segunda-feira e domingo
Preço: 35 euros para duas pessoas
Porto
COPOS & CUSQUICES
Entre conversas e copos há sempre risos. Na Rua do Almada, vai encontrar o Copos & Cusquices. Um restaurante com dois pisos, onde o rés-do-chão funciona como bar e o piso de cima, mais tranquilo e com duas salas, tem um ambiente ideal para jantares de grupo ou refeições mais intimistas. Com uma decoração vintage, há livros, máquinas de escrever, máquinas fotográficas velhas um pouco por todo o lado. Experimente a tábua de queijos e enchidos, os cogumelos à bulhão pato, o camembert com alho e coentros, os pãezinhos recheados com requeijão e espinafres, os ovos rotos, a tortilha de batata doce ou os preguinhos de lombelo de porco. No menu também se destacam as asas de frango, caseiras e bem crocantes. Termine com uma das apetitosas sobremesas: mousse de chocolate com laranja ou shot de requeijão com doce de abóbora e amêndoa. Prove a invenção da casa, mojito de melancia, ou um gin com alecrim ou laranja. Pois é, não há cusquices sem copos.
Rua do Almada 426
Horário: terça à quinta 18h-24h; sexta-feira e sábado 18h-02h / Encerra: segunda-feira e domingo
Preço: 15 euros para duas pessoas
VÍCIOS DE MESA – MAUS HÁBITOS
Aqui pode provar boa comida, relaxar no bar, ver exposições, assistir a um concerto ou peça de teatro. Estamos a falar do Vícios de Mesa – Maus Hábitos. Um espaço moderno, versátil com uma decoração simples mas original e elegante. A ementa é rica, as sugestões são variadas e para todos os gostos. Desde as pizzas, lasanhas, pratos vegetarianos, saladas e até sandes, que pode saborear confortavelmente no interior do restaurante ou na esplanada. Experimente a salada Maus Hábitos, com alface, tomate cereja, beringela confitada, azeitonas e queijo de cabra, temperada com vinagrete de rúcula. Mas para gente mais aventureira, aí está a lasanha Simón Bolívar, com salsicha do Bolhão grelhada com alho, pimentos vermelhos salteados com cebola e azeitonas pretas, vitela Arouquesa salteada com feijão vermelho e béchamel picante. Deixe-se seduzir pela atmosfera alternativa e pela comida saborosa.
Rua de Passos Manuel 178
Horário: 12h-15h e 20h-23h; sexta-feira e sábado até 24h; domingo 12h-16h
Preço: 25 euros para duas pessoas
CAMAFEU
Está escondido no primeiro andar de um edifício típico da Praça Carlos Alberto e lembra a antiga sala da avó. Entre, sente-se e ponha-se confortável. A cozinha inspira-se na tradição da gastronomia portuguesa e os ingredientes típicos são as estrelas do cardápio. Comece pela bola de azeitona, cebola caramelizada com bacalhau fumado e tomate cherry ou por algo mais irreverente, como o cappuccino de cogumelos. Siga para os partos principais e prove o bacalhau montado com puré de grão, grelos e crosta de broa; açorda de camarão da “Sãozinha” em pão saloio com azeite de coentros; ou a reinterpretação do Bife à Portuguesa com tornedó, batata salteada, presunto e molho português. Este é um local ideal para começar uma saída, o Camafeu só abre ao jantar, e observar, das espaçosas janelas, o ambiente onde vai mergulhar a seguir. Bom apetite!
Praça de Carlos Alberto 79
Horário: terça à quinta 18h30-23h; sexta-feira e sábado até 24h / Encerra: segunda-feira e domingo
Preço: 40 euros para duas pessoas
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com