O projeto, designado UniRCell – Unitised Regenerative Fuel Cell for Efficient Renewable Energy Supply: from Materials to Device (Sistema combinado de célula de combustível/electrolisador para fornecimento eficiente de energia renovável: dos materiais ao dispositivo), tem subjacente a ideia de que “o hidrogénio obtido por eletrólise da água recorrendo à eletricidade produzida a partir de fontes renováveis – energia eólica ou fotovoltaica, por exemplo -, pode ser armazenado e, quando necessário, convertido novamente em eletricidade numa célula de combustível. Assim, o hidrogénio passa a ser o vetor de um paradigma energético novo”.
O amadurecimento das tecnologias de células de combustível simplificando os sistemas auxiliares de gestão térmica e hídrica do dispositivo, assim como a descoberta de novos eletrólitos e de catalisadores sem platina, é fundamental para a integração da pilha de combustível e do eletrolisador num só sistema combinado de célula de combustível/electrolisador, explica a Universidade de Aveiro, em comunicado.
O custo, peso e volume de um sistema combinado são inferiores ao que resulta da combinação de unidades separadas de célula de combustível e eletrolisador, mas os materiais e as especificações das funções críticas do dispositivo são também muito mais exigentes, acrescenta o documento.
O projeto é coordenado pelo investigador Filipe Figueiredo e financiado de 2016 a 2019 pelo COMPETE2020 e a FCT no âmbito do Programa de Atividades Conjuntas.
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