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Renault desenvolve Kadjar para Portugal

O mercado português é importante para a Renault? A pergunta parece ser de retórica mas não é, e a resposta está nas especificações do novo Kadjar, um crossover do segmento C, que responde às exigências do mercado nacional.
28 Julho 2017, 11h10

Não é habitual que o grupo tenha entregue a uma divisão da Renault Sports Cars o desenvolvimento de ligação ao solo específicas, e dessa forma aparece um veículo com um peso bruto superior a 2300 quilos que pode ser taxada como classe 1 nas autoestradas nacionais desde que use a Via Verde.

Mas vamos aos detalhes deste carro, que pretende criar uma experiência diferente e que se assume como familiar puro e duro. São as especificações técnicas que fazem a diferença, com “uma estrutura autoportante reforçadas nas versões 4×4 e de um eixo traseiro multibraço” e que também vem da versão 4×4, frisa o construtor. E o que é que está em causa neste crossover? A experiência, a aventura e a adrenalina. E o melhor exemplo é dado pela versão XMOD DCI 110 que experimentámos e que vem equipada com o “grip control”. Este não é mais do que um sistema de tração que visa adaptar a viatura às condições do terreno. O construtor reforça que este sistema, ajudado pelos pneus “Mud & Snow”, reforça a tração nas duas rodas motrizes, ao permitir ao condutor selecionar o modo “estrada” para zonas de asfalto. Neste cenário, a tração é convencional e é controlada pelos sistemas tradicionais, sendo que este modo é ativado automaticamente quando se rola acima dos 40 Km/h. Se porventura o piso for asfalto, gravilha ou lama a opção “fora de estrada” faz com o que sistema controle as rodas, deixando de ser essa uma função do condutor, sendo modificados o binário do motor e a distribuição e força de travagem. O objetivo é potenciar uma maior rotação das rodas dianteiras. O resultado que obtivemos foi uma nítida melhoria da tração. O Kadjar oferece o modo “expert”, sendo que aqui o condutor fica com o controlo de gestão do binário, ajustando a aceleração do carro, e o controlo de rotação das rodas dianteiras é feito através da função de travagem. A experiência e a adrenalina estão nesta capacidade de selecionar o tipo de condução que cada um quer ter.

A pensar em evasão, praia, floresta, longos quilómetros de estrada, o construtor não quis deixar de integrar mais e mais tecnologia. A condução noturna fica mais segura com a novidade nos blocos óticos, que integra os módulos full led para a função de médios e máximos – que são precisos e intensos. Fizemos a experiência em condução no Alentejo e confirmámos. Também os faróis de nevoeiro fazem a adaptação em curva com o rodar do volante ou com o acionar dos piscas. Mas há mais, a começar pelo sistema de travagem de urgência, que avisa o condutor em caso de risco de colisão e, caso este não reaja ou a reação seja considerada insuficiente, o computador aciona automaticamente a travagem de emergência.

Há outros sistemas que estão a ser oferecidos a veículos deste segmento, como o alerta de saída de via, útil em caso de cansaço; ou ainda o aviso de ângulo morto ou o estacionamento “mãos livres”, sendo que o sistema tem duas funções: avalia se o espaço é suficiente e caso o condutor o deseje, faz o parqueamento. Ainda para quem tem dificuldade em fazer o “o ponto de embraiagem” o Kadjar oferece um sistema que impede que o veículo recue numa inclinação superior a 3%.

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