[weglot_switcher]

SUD Lisboa: Luxo oriental junto ao Tejo

Localizado na emblemática Av. Brasília, o SUD Lisboa dá ares de paragem oriental do Expresso do Oriente e não engana, pois prepara-se para transformar o bar num shisha bar (cachimbo árabe). O espaço é mais que um restaurante italo-mediterrânico, mais que um pool bar, mais que um bar de chill-out, é a soma de tudo isso ao som do saxofone.
11 Agosto 2017, 11h20

Quem passa na Av. 24 de Julho em Lisboa já se deparou com dois imponentes edifícios do lado do rio Tejo, junto ao Museu MAAT, com letras iluminadas a dizer SUD Lisboa. O aspeto exterior sugere logo uma qualquer paragem do velho Expresso do Oriente, palco de um dos livros de Agatha Christie. Lá dentro também não desilude. O restaurante é um espaço amplo, moderno, decorado por António Pinto, 64 anos, arquiteto de interiores, decorador e designer que há 25 anos assinou o Alcântara-café.
Esplanadas e recantos discretos, tudo cabe neste SUD Lisboa Terrazza, que, mais do que um restaurante, é uma experiência. “Aqui, além de refeições de qualidade são servidos na bandeja momentos de entretenimento. Este é um espaço de encontro e de permanente animação mas sem confusão. À noite, os jantares decorrem ao som dos vários DJ, de um saxofonista ou de cantoras ao vivo que, num tom baixo, acompanham a música chill-out.

Lá em cima no, primeiro andar, está o ex-líbris do SUD Lisboa Terrazza. Isto é, no topo do edifício, no rooftop está a infinity pool com vista sobre o Tejo e a ponte que atravessa as duas margens. O acesso é aberto ao público, mas entre as 08h00 e as 18h00, o rooftop é reservado aos clientes que vão para a piscina, disponível de maio a outubro por 35 euros. É também no rooftop que se encontra o Pool Bar & Shisha Lounge, aberto durante esta época das 08h00 às 02h00. O Sisha bar vai servir iguarias do Médio Oriente, como se pode ler na nota de imprensa: “A oferta do bar contempla um menu de refeições ligeiras como saladas, sanduíches, sopas e cremes ou massas e uma carta com uma ampla oferta de bebidas”.

Dentro do SUD Lisboa Terrazza encontra um verdadeiro “centro gastronómico”– baseado num conceito de food sharing – e com áreas próprias para cada momento do dia, a funcionarem entre as 08h00 e as 02h00. Há uma zona exclusiva para as refeições principais – almoços e jantares –, para pequenos-almoços, para o chá da tarde, mas também há uma cafetaria com serviço take away, dois bares e… uma piscina. Ao todo, este espaço com mais de 1000m2 oferece 240 lugares, lê-se na apresentação do restaurante.

Ao entrar no SUD Lisboa Terrazza está a embarcar numa viagem gastronómica pelos sabores mediterrânicos, com enfoque na cozinha italiana. O Chef é Marco Legittimo, de origem italiana e já premiado com o “Italian Master Chef de Cuisine”, um programa que reconhece os chefs, a nível mundial, que mantêm os altos padrões da cozinha italiana.

O dia no SUD Lisboa Terrazza pode começar a partir das 08h00 onde, até às 11h00, é servido o pequeno-almoço. É ainda de salientar que a esplanada pode ser coberta ou descoberta, conforme a vontade do tempo.

O restaurante oferece uma variedade de produtos para a primeira refeição do dia. Logo pela manhã, pode começar a viajar pelos mais variados cantos do mundo. Entre um pequeno-almoço tipicamente português ou inglês a escolha é sua. Ao almoço, são servidos menus para executivos mas também há opções à la carte com sugestões do chef para desfrutar, sem pressas. Tendo o SUD Lisboa Terrazza uma cozinha mediterrânica focada nos sabores italianos, não faltam sugestões de massas, risottos e pizzas de produção artesanal feitas em fornos que estão à vista do cliente.

Durante a tarde, o SUD Lisboa Terrazza tem opções para a hora do lanche, como o Chá da Tarde, sem nunca perder de vista o rio Tejo.

Para happy hour, antes do jantar, o SUD propõe um menu com uma oferta de aperitivos italianos que inclui, entre outras opções, tábuas de queijos e enchidos que podem ser harmonizadas com vinhos, brusquetas, carpaccios, paninis, focaccias e pizza a metro. À noite não há menus e por isso toda a oferta é à la carte.

O SUD Lisboa Terrazza tem uma vertente enogastronómica bem evidente, logo ideal para os apreciadores de vinhos. “A carta de vinhos é rica em qualidade e oferece numerosas referências de colheitas especiais”.

Inserido no novíssimo complexo SUD Lisboa, também ali funciona o espaço para eventos SUD Lisboa Hall que recebe até 1.500 pessoas para cocktails e outros eventos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.