Em comunicado o Novo Banco diz que inicia esta quarta-feira, dia 16 de agosto, o processo de contactar os seus clientes não residentes para explicar detalhadamente a solução comercial proposta a semana passada e obter o acordo individual de cada emigrante, no âmbito do acordo estabelecido com a AMELP (Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses).
O Jornal Económico tinha avançado com a notícia de uma solução comercial para compensar os lesados do BES que tinham herdado obrigações do banco no âmbito de uma solução mediada pelo Governo. Mas esta solução é para os clientes que ainda tinham veículos do ex-BES.
Durante a semana passada, o CEO do banco, António Ramalho, recebeu a Direção da AMELP (Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses) a quem foi apresentada a solução comercial para os 20% de clientes não residentes que detêm títulos de diversos veículos e que não aderiram à solução comercial encontrada em 2016.
Esta proposta aplica-se aos detentores de Veículos EuroAforro 8, Poupança Plus 1, PoupançaPlus 5, Poupança Plus 6, Top Renda 4, Top Renda 5, Top Renda 6 e Top Renda 7.
A proposta apresentada, que prevê a recuperação de 75% do valor investido, é constituída por três depósitos a prazo: Depósito a prazo de cinco anos, com uma taxa de 1%, com o valor da venda das obrigações no âmbito do LME (exercício de gestão de passivo que passa pela compra das obrigações seniores do Novo Banco com perdas implícitas para os investidores); Depósito a prazo de dois anos, com uma taxa de 0,5%, no montante resultante da diferença entre 60% do capital investido pelo cliente e o valor da troca das obrigações; e Depósito a prazo, no qual, ao longo de três anos, será sucessivamente depositado pelo banco 5% do valor investido, para que o cliente receba no final 75% do valor investido.
A proposta terá que ser subscrita até final de agosto e fica dependente do sucesso do LME (liability managment exercise). Esta operação é condição de venda do banco ao Lone Star.
“Este é um passo essencial na solução das questões com os não residentes, ficando apenas por definir uma solução para os veículos denominados EG Premium e EuroAforro 10, para os quais o banco está ainda a estudar uma solução comercial adequada”, recorda o Banco.
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