O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre do ano, comparativamente ao igual período de 2016, o que corresponde a 8365 postos de trabalho novos, segundo a Síntese Estatística do Emprego Público.
O relatório, publicado no dia 14 de agosto, aponta a existência de 668.043 postos de trabalho no setor público. Relativamente ao final do trimestre anterior, o emprego nas administrações públicas teve menos 1197 postos de trabalho (-0,2%), “em resultado da quebra do emprego na administração central”.
O documento refere que a quebra resultou sobretudo do fim, no final do ano letivo, de contratos de trabalhadores nos estabelecimentos de ensino básico e secundário, em particular, técnicos superiores para atividades de enriquecimento curricular, assistentes operacionais e docentes.
A publicação trimestral, através da qual a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público divulga informação estatística sobre o emprego público, sublinha ainda a saída definitiva de médicos nos estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, Entidades Públicas Empresariais e Agrupamentos de Centros de Saúde do Ministério da Saúde.
A mesma síntese adianta que, em abril deste ano, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em cerca de 1.461,3 euros, correspondendo a uma variação global média de 0,3% em relação ao mês de referência dos três meses anteriores.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com