Agosto continua a ser o mês de férias por excelência, continua a ser o mês de encher as praias, sobretudo mais a sul, e continua a ser o mês de ativações de verão.
Lembro-me da mítica bola Nivea, que ainda hoje serve de ponto de encontro para muitos, e das avionetas, que continuam ainda hoje a sobrevoar as praias com as mais recentes promoções das grandes marcas. Mas hoje já pouco é como antes. Existem muito mais interações com o consumidor que está de férias e muitas delas quase assustadoras de tão detalhadas na informação. Hoje sabe-se quase tudo sobre o consumidor, incluindo as férias. Para onde vai, com quem e por quanto tempo. E as mensagens são, por isso, mais próximas e detalhadas. Os SMS abundam e os mails personalizados também, embora na maior parte das vezes nos arrependamos de fornecer os nossos dados.
Este mês é por excelência o mês de férias e também aquele em que nos disponibilizamos para estravagâncias, para gastar um pouco mais, comprar aquilo que não precisamos, mas que nos dá prazer, não fosse este também um mês de saldos e de novas coleções tentadoras.
Os “mercadinhos” enchem os locais de verão e vão mesmo até à praia, cedendo espaço às pequenas marcas para aí se darem a conhecer. As maiores fazem a sua sedução por outras vias e convidam quem está com humor de férias a dar um salto à loja para conhecer as novidades ou promoções, ou até fazê-lo no site a qualquer hora.
Este é também um período de destaque para as crianças. O regresso à escola implica não só os livros e material escolar, mas também toda uma parafernália de outras coisas, roupa, calçado e até uma ou outra novidade na mobília do quarto, e mais uns quantos outros bens, porque a criança precisa e merece.
Nesta altura do ano as marcas migram para a praia com os seus consumidores, e fazem tudo para os ver felizes. Vejo com admiração as marcas mais antigas que souberam adaptar-se às novas necessidades e exigências das férias: desde a entrega das compras na morada de férias, como faz o Continente, até ao correio, que os CTT podem entregar nessa morada temporária durante o período desejado. Vejo com curiosidade aquelas que passam despercebidas aos olhos de muitos, como a SIVA nos carros dos nossos nadadores-salvadores. Vejo com interesse aquelas que saem da sua zona de conforto para entrar na onda do verão: como o WI-FI grátis da Buondi, as aulas de surf da EDP, ou a Vodafone, com os seus já míticos cones de cinzeiro na praia, as tendas dos nadadores salvadores ou a aplicação de telemóvel que tanto jeito dá para saber a temperatura da água, do ar ou o vento que que sopra em cada praia.
Este querido mês de agosto continua a ser de férias, mas já não é o que era noutros tempos. Apesar das enchentes continuarem, hoje tudo é mais fácil, mais cómodo e mais prático. E as marcas, no geral, respondem bem a este espírito, a estas necessidades e exigências. Porque as marcas, essas, nunca vão de férias.