Um supermercado da cadeia alemã Edeka, localizado na cidade de Hamburgo, decidiu realizar uma campanha de combate ao racismo e à xenofobia. Para tal, no passado sábado foram retirados das prateleiras todos os produtos produzidos fora da Alemanha e o resultado ficou à vista: os corredores ficaram vazios e as prateleiras continham apenas pequenas mensagens que valorizam a diversidade no quotidiano das pessoas, noticia o jornal Público.
Uma publicação partilhada por heinzinger (@heinzinger) a
A campanha de sensibilização tinha como objetivo demonstrar a importância da diversidade e, neste caso em específico, mostrar como seriam limitadas as opções num supermercado se só existissem produtos nacionais. “É assim que uma prateleira é sem [produtos] estrangeiros”, informa uma das mensagens ao passo que outra relata que “sem diversidade seremos assim tão pobres”.
A campanha, que surgiu na véspera da ida às urnas para as eleições federais, num período em que o racismo e a xenofobia têm vindo ao de cima com o aumento do número de imigrantes e refugiados à procura de abrigo na Europa, foi aplaudida por uns, enquanto que outros afirmaram que tomar uma posição política não se trata de uma responsabilidade do supermercado.
Segundo uma porta-voz da cadeia de supermercados alemã, receberam “reações muito positivas”. “O [grupo] Edeka apoia a variedade e diversidade. Nas nossas lojas vendemos numerosos produtos que são desenvolvidos em várias regiões da Alemanha. Mas apenas juntamente com os produtos de outros países é possível criar uma diversidade única que os nossos consumidores valorizam”, salientou, citada pelos órgãos de comunicação locais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com