Portugal é o sexto país que mais reclamações apresenta entre os europeus, com um total de 1.244 reclamações de consumidores, segundo o jornal El País.
O maior número de reclamações dos consumidores portugueses registadas são contra empresas portuguesas (538 reclamações) e empresas espanholas (256 reclamações), ainda que o jornal espanhol não especifique o período a que as queixas se reportam.
As empresas alemãs e as empresas britânicas seguem-se na lista das empresas que mais reclamações recebem dos consumidores portugueses.
As empresas de roupa e calçado são as que mais reclamações recebem dos consumidores europeus, com um total de 10,97%. Seguem-se as denúncias a empresas de transportes aéreos, com 10,21%. Destaque também para o setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com 7,65%, aparelhos eletrónicos (5,26%), serviços móveis (4,35%), móveis e acessórios (3,75%), artigos de lazer, como material desportivo ou instrumentos musicais (3,66%), peças de reposição e acessórios para veículos (2,78%), serviços de internet (2,3%) e electrodomésticos (2,24%).
A Comissão Europeia (CE) disponibiliza na página web do Centro Europeu do Consumidor um espaço onde os consumidores podem denunciar um problema com uma compra online e apresentar a sua reclamação contra a empresa em questão. A medida tem como objetivo melhorar a proteção dos consumidores e agilizar os canais de denúncia.
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