A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) voltou atrás na decisão da localização das bicicletas partilhadas e removeu até agora 15 estações nas freguesias de Alvalade e Avenidas Novas, noticia o Público.
Depois de meses de análises e negociações entre a empresa e as juntas de freguesia locais, a EMEL optou por retirar algumas das estações já confirmadas por estarem a roubar lugares de estacionamento.
A directora de Institucionais e Cidadania da EMEL, Helena Carvalho, avança, em declarações ao Público que, a primeira preocupação foi não roubar espaço aos peões mas, “foram consideradas as pressões do estacionamento”, o que levou a empresa a “procurar novas soluções” que não afectassem tanto os proprietários de veículos.
Helena Carvalho explica que, no total, só seriam afectados cerca de 0,01% do estacionamento disponível na cidade, o que equivale a cerca de 252 lugares, no entanto, esse número tem gerado conflitos com os residentes que afirmam que os ‘poucos’ lugares fazem muita falta numa localização mais povoada.
Atualmente, só no Parque das Nações se encontram dez estações e cem bicicletas para experimentar. O objectivo da empresa é que este sistema coloque à disposição1410 bicletas em toda a cidade, sendo que 940 serão eléctricas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com