O centro histórico da comuna italiana Patrica conta com 38 moradias desocupadas, na sua maioria abandonadas há já vários anos e o presidente da Câmara, Lucio Fiordalisio, pretende mudar os seus destinos. Sob a campanha de reabilitação da cidade “Em Patrica, casas a um euro”, Fiordalisio acredita que brevemente as habitações deixarão de ser tão silenciosas, relata o Dinheiro Vivo.
O presidente, que lançou a iniciativa no mês de agosto, foi elogiado por um morador da cidade que afirmou ser “das mais importantes e ambiciosas iniciativas já realizadas”. O objetivo desta campanha é dar “a oportunidade para comprar uma casa no centro histórico por um preço simbólico de um euro”, em troca do empenho do novo proprietário “em realizar obras de requalificação” ao longo de um período máximo de três anos, estando isento de impostos.
Mas esta não é a única zona histórica a lutar contra a desertificação. Em Sicília, o presidente da Câmara de Salemi, Vittorio Sgarbi, realizou, em 2008, a primeira liquidação de imóveis, através do lançamento de uma campanha por si iniciada, com o propósito de combater a desertificação e aumentar a economia.
Seguindo os passos do presidente da Câmara de Salemi, a pequena cidade Gangi, localizada na província de Palermo, realizou igualmente várias iniciativas, tendo conseguido novos proprietários para 100 habitações. Contudo, a procura aumentou: “As pessoas compraram, tanto que agora há já poucas casas disponíveis”, comentou o autarca local, Giuseppe Pane.
Outras localidades italianas que aderiram ao mesmo tipo de iniciativas com o objetivo de requalificar, passam por Carrega Ligure em Alessandria, L’Aquila no Parque Nacional de Abruzzo, Montieri, Pizzone na Insernia e Maremma Montieri em Grosseto, com compradores a chegar de todo o mundo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com