[weglot_switcher]

Elon Musk prevê III Guerra Mundial (e não tem nada a ver com a Coreia do Norte)

Os Estados Unidos, a China e a Índia são os três países que lideram a corrida da inteligência artificial (IA). Preocupações do CEO da Tesla chegam depois de uma frase de Putin: “Quem se tornar o líder nesta esfera [da IA] vai tornar-se no governante do mundo”.
Elon Musk Tesla X SpaceX
5 Setembro 2017, 16h03

Nos Estados Unidos, o dia do Trabalhador é celebrado na primeira segunda-feira de setembro. E foi precisamente esse dia que Elon Musk escolheu para fazer previsões do juízo final, não por causa das últimas provocações da Coreia do Norte, mas pela crescente ameaça da inteligência artificial (IA).

O empresário sul africano, mais conhecido por ser CEO da Tesla e da SpaceX, recorreu ao twitter para partilhar as suas preocupações sobre uma possível futura III Guerra Mundial.

A Coreia do Norte “deve ser a última na nossa lista de preocupações sobre um risco existencial de civilização”, escreveu Musk em resposta a um seguidor: “Isto [inteligência artificial] faz parece a Coreia do Norte menos importante”.

“China, Rússia e brevemente todos os países com forte [desenvolvimento da] ciência de computação. A competição para a superioridade de AI a nível nacional vai provavelmente causar a III Guerra Mundial, na minha opinião”, disse Musk em outro tweet, usando a internet de curta mão para “na minha opinião”.

Esta opinião do empresário veio em jeito de resposta a um comentário recente do presidente russo, Vladimir Putin: “A inteligência artificial é o futuro não só da Rússia, mas de toda a humanidade”, disse então o presidente ao The Verge. “Quem se tornar o líder nesta esfera [da IA] vai tornar-se no governante do mundo”.

Neste momento, os Estados Unidos, a China e a Índia são os três países que lideram a corrida da IA, de acordo com um executivo da indústria de alta tecnologia, citado pela CNN.

A preocupação do CEO da Tesla vai mais além. O sul-africano acredita que os outros países vão tentar alcançar o fim através de qualquer meio possível. “Os governos não precisam seguir as leis normais. Podem obrigar empresas a desenvolver IA, se necessário”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.