[weglot_switcher]

Trump e Moon Jae-i querem avançar “a fundo” com sanções à Coreia do Norte

Conversa entre presidentes dos EUA e da Coreia do Sul ocorreu após o lançamento, na última sexta-feira, de um novo míssil por parte da Coreia do Norte. O míssil sobrevoou o território japonês antes de cair nas águas do Pacífico.
Kevin Lamarque/REUTERS
17 Setembro 2017, 13h43

Os presidentes da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram, este domingo, em aplicar “a fundo” as sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) à Coreia do Norte. O objetivo é fazer com que o país interrompa as provocações com os testes de armas.

Os presidentes fizeram o acordo durante um telefonema, em que concordaram com a necessidade de “implementar a fundo” as medidas para que o governo norte-coreano veja que, se continuar com a atual atitude, “só se isolará mais diplomaticamente e enfrentará mais pressão económica”, o que levará o país “ao colapso”, segundo a presidência da Coreia do Sul.

A conversa entre Moon e Trump ocorreu após o lançamento, na última sexta-feira, de um novo míssil por parte da Coreia do Norte. O míssil sobrevoou o território japonês antes de cair nas águas do Pacífico.

O presidente sul-coreano destacou a importância de melhorar a capacidade defensiva da Coreia do Sul, além de contar com o apoio das tropas norte-americanas. Trump reiterou o pleno apoio dos EUA e assegurou que vai continuar o apoio para fortalecer mais a aliança entre os dois países, segundo comunicado da Coreia do Sul.

Moon e Trump voltam a marcar encontro na reunião em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, na próxima semana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.