[weglot_switcher]

Confiança dos consumidores diminui em setembro

Segundo os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores divulgados pelo INE, o indicador de clima económico estabilizou, depois de ter diminuído em agosto.
28 Setembro 2017, 10h03

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu nos últimos dois meses, interrompendo, assim, a trajetória positiva observada desde o início de 2013, e que tinha culminado no valor máximo da série em julho.

“O indicador de clima económico estabilizou, depois de ter diminuído em agosto. No mês de referência, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, de forma ligeira no primeiro caso, tendo diminuído no Comércio”, escreve o relatório Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, divulgado esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o Instituto, o aumento da confiança dos consumidores “resultou do contributo negativo do saldo das expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país, tendo as expectativas sobre a situação financeira do agregado familiar estabilizado e as perspetivas sobre a evolução da poupança contribuído positivamente”.

Também o indicador de confiança da Indústria Transformadora aumentou ligeiramente em setembro, após ter diminuído em julho e agosto.

Quanto ao indicador de confiança do comércio, diminuiu em agosto e em setembro, em resultado no último mês “do contributo negativo das apreciações sobre o volume de vendas, uma vez que as perspetivas de atividade estabilizaram e as opiniões sobre o volume de stocks apresentaram um contributo positivo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.