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Brabus: Arrogância com amor a quanto obrigas

O visual é de um crossover desportivo. Agressivo de aspeto musculado. Viril em todas as curvas deixa-nos, sobretudo, a sensação que este é um exemplar de autor. “Este” é o Smart Brabus, modelo forfour crosstown edition.
7 Outubro 2017, 11h50

Com encomendas registadas desde julho, é neste início de outono que chegam os primeiros carros aos concessionários. Mas o que é este Brabus. É um carro que com os 109 cv de potência e com um peso reduzido rapidamente ultrapassa os limites legais de velocidade. Possui ainda uma capacidade de reação em ultrapassagens que nos faz lembrar o “velho” Speedy Gonzalez dos “cartoons” da nossa infância. O mais espantoso neste carro é a capacidade de “colagem” ao veículo da frente e a forma reativa como o seletor de caixa automática escolhe a melhor opção para as diversas situações. A mecânica está provada e a caixa automática de dupla embraiagem peca apenas no arranque por não ter ainda capacidade de ser suficientemente suave, mas depois nem se nota.

O design é dominado pela célula de segurança tridion e pela nova grelha e, sempre que possível, a casa-mãe recorda que este é um veículo “powered by” Mercedes-Benz. E isto é algo a não esquecer. Os consumos médios que conseguimos estão bem acima das médias de fábrica mas isso deve-se ao facto de não ser possível fazer condução suave, pelo contrário, este é um carro que apela a um estilo “musculado” e isso reflete-se no consumo final. Ainda assim o depósito de 35 litros revela-se suficiente para viagens pequena ou médias, muito embora este não seja um carro que se fique pela cidade. Gosta de “devorar” alcatrão e tem um excelente comportamento em estrada nacional em termos de equilíbrio, segurança e reação. No exterior existem peças amovíveis para proteção inferior da seção dianteira e traseira do chassis.

O estilo crosstown está a dominar os gostos dos novos e antigos consumidores. As linhas de pintura aproveitam o modelo do arco de segurança para definirem bem as partes do veículo e criarem um visual afirmativo e de forte presença. O capô pode, ou não, ser amovível.

No interior há equipamento que obriga a um investimento suplementar, caso do pack de áudio, ou ainda ao pack de faróis de halogénio H4, com luz diurna em fibra ótica led, luzes de presença traseira em led e luzes de nevoeiro com junção de luzes de berma, sensor de chuva e luminosidade. Sendo um carro com quatro lugares apresenta a interessante solução de rede de porta-objetos na consola central do lado do piso do passageiro da frente, e uma correia de fixação para fixar objetos no banco do passageiro da frente, a consola central traseira é um espaço de arrumação e os vidros traseiros são apresentados com uma película escurecida e que têm função térmica. O veículo experimentado apresentada jantes de 16 polegadas e raios em Y. Um espetáculo em termos de visual, embora o tipo de piso e passeios das ruas das nossas cidades seja inimigo de jantes deste tipo.

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