O inquérito de outubro do Banco de Portugal (BdP) aos cinco principais bancos portugueses revelou uma previsão ligeira de aumento da procura de crédito por parte das famílias portuguesas durante o último trimestre do ano, tal como aconteceu no terceiro trimestre do ano.
De acordo com os resultados agora revelados pelo banco central português, no terceiro trimestre do ano, três das cinco instituições consultadas revelaram ter registado um ligeiro aumento do crédito à habitação e ao consumo concedido às famílias portuguesas. As mesmas instituições, que o BdP não nomeia, prevêem, assim, que a tendência se mantenha durante o próximo trimestre.
Já no que respeita às empresas, a procura de crédito durante o terceiro trimestre do ano revelou-se “praticamente inalterada”, ainda que um banco tenha reportado um ligeiro aumento e outro banco indicado uma evolução oposta. Desta feita, e para o quarto trimestre do ano, as instituições, de um modo geral, não antecipam alterações na procura de empréstimos por parte das empresas, com apenas uma instituição a antever um ligeiro aumento.
Sem alterações está também a previsão dos bancos no que respeita aos critérios de atribuição de crédito a empresas e particulares. O futuro deverá, assim, permanecer “estável”, se bem que “um banco indicou a adoção de critérios ligeiramente menos restritivos na concessão de crédito às empresas, designadamente a pequenas e médias empresas e em empréstimos de curto prazo, e outro banco assinalou a mesma evolução no crédito a particulares para consumo e outros fins”, conclui o BdP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com