[weglot_switcher]

Alemanha quer situação na Catalunha resolvida através do diálogo

“O governo espera que os envolvidos façam uso de todas as oportunidades de diálogo”, previsto pela constituição espanhola, disse porta-voz do governo alemão numa conferência de imprensa em Berlim.
27 Outubro 2017, 12h11

A Alemanha admitiu esta sexta-feira que apoia o governo espanhol, no desentendimento com os separatistas da Catalunha, mas espera que ambos resolvam o conflito através do diálogo.

“O governo espera que os envolvidos façam uso de todas as oportunidades de diálogo”, previsto pela constituição espanhola, disse uma porta-voz do governo alemão numa conferência de imprensa em Berlim, citado pela Reuters.

Separatistas propõem independência em moção ao parlamento regional

Os partidos separatistas da Catalunha apresentaram hoje uma moção para votação no parlamento regional (Parlament) em que propõem estabelecer “uma República catalã como Estado independente”.

“Constituímos a República catalã como Estado independente soberano, democrático e social”, afirma a moção, apresentada pela coligação de partidos independentistas Junts pel Si (JxSí, Juntos pelo Sim) e pela Esquerda Republicana da Catalunha (CUP, extrema-esquerda separatista).

Os deputados do JxSí e da CUP têm uma maioria que, em teoria, lhes permite aprovar a moção. Se for aprovada pela mesa do parlamento regional, a moção deverá ser votada ainda hoje. Toda a oposição catalã está contra a declaração de independência e ameaçou boicotar a votação.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.