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BMW Série 2 Coupé: Adrenalina no limite

Tração traseira, carro curto e 224 cavalos de potência. Basta misturar estes ingredientes para se perceber que o novo série 2 coupé da BMW na versão 225 d é um “maquinão” para brincar, mas só para quem sabe dominá-lo.
3 Novembro 2017, 11h50

Aliás, a diversão é o melhor “leitmotiv” para quem quiser usufruir deste carro que ficou disponível a meio do ano e que levou uns retoques valentes em termos de frente, equipamento interior e muita tecnologia. E quando o objetivo é acelerar e perceber até que ponto é possível fazer umas centenas de quilómetros de estrada, e sempre a dar o melhor que a máquina tem (e o melhor que o condutor sabe), o consumo é tema secundário. Relembremos que a anterior versão do série 2 durou uns escassos três anos. O que aconteceu entretanto? Os clientes mudaram e quiseram algo mais rotativo para o fim de semana, mas também suficientemente enérgico e compacto para a cidade durante a semana de trabalho. O série 2 na versão coupé e com uma motorização diesel de 225, capaz de debitar 224 cv, não deixou o ADN da BMW em “mãos alheiras”.

As mudanças em termos estéticos passaram pelo redesenho de toda a frente, com maiores entradas de ar, faróis novos Bi-led e novos jogos de rodas bem maiores e uma paleta de novas cores, mais agressivas e modernas. No interior pontifica a tecnologia, tendo ido buscar algum dos equipamentos de séries de nível supostamente superior. Falamos da conectividade para aparelhos móveis, Bluetooth e USB com carregamento wireless, ou o hotspot wifi, assim como o cruise control com função de travagem, a suspensão desportiva M, ou o volante desportivo. Claro que parte deste equipamento é opcional e significa mais alguns milhares de euros, mas vale a pena. Este 225 d coupé tem, contudo, mais para oferecer: as luzes adaptativas Led e o assistente das luzes de máximos, algo que muitos dos modelos premium obrigam também a pagar um extra. O sistema de navegação é profissional, assim como a informação revelada em tempo real é uma das opções, e para quem gosta que o carro seja uma quase discoteca sobre rodas tem de série o sistema de som Harman Kardon. Um must.

O série 2 significa uma nova leitura e uma nova linguagem na análise daquilo que é um carro. Capacidade e agilidade. Discute-se a eventual alteração da tração para a próxima versão, mas os puristas vão continuar a exigir um carro nervoso, com capacidade para gerar admiração, e um desafio para quem se aventura nas potências elevadas. A opção por packs com a versão desportiva M significa novas jantes, um tipo de suspensão diferente e soluções aerodinâmicas que dão o plus ao veículo. E, claro, existe sempre a ajuda de um grande display com informação de trânsito, mas também com as opções de ajuda à condução, que passa pela possibilidade de travagem automática perante um obstáculo ou o alerta e correção em caso de saída de faixa de rodagem. Falta dizer que a luz conseguida no interior da carroçaria e as linhas fluidas de portas e bancos convertem um carro agressivo no melhor amigo do dia a dia. O interior, esse, é zen.

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