Na loja de conveniência Circle K da vila de Dal, na Noruega, os proprietários da próxima geração de carros elétricos poderão, dentro de alguns meses, carregar a sua bateria em apenas 10 minutos, o que corresponde a cerca de um terço do tempo que atualmente o processo demora. O espaço, localizado na comuna de Eidsvoll, a cerca de 55 quilómetros da capital norueguesa, tem um novo ‘superalimentador’ que se insere num conjunto de medidas financiadas por um grupo de fabricantes de automóveis, nos quais se inclui a BMW e a Ford.
A empresa canadiana Alimentation Couche-Tard, que detém a Circle K, está a utilizar a Noruega como país para testar a forma de responder ao boom dos veículos elétricos a nível mundial, e os novos serviços de energia e alimentação são dois dos projetos-piloto criados nesse sentido, conforme noticia a Bloomberg esta segunda-feira.
“Esta é uma tendência que continuará a crescer, então, o que é importante para nós é que se transforme com o mercado, como fizemos muitas, muitas vezes ao longo dos últimos 100 anos”, disse Jacob Schram, responsável pelas operações europeias da empresa alimentar Alimentation Couche-Tard, numa entrevista, divulgada pela agência noticiosa. “Devemos transformar-nos muito mais, esperando que o cliente venha até nós na estação”, sublinhou.
Com o objetivo de manter os clientes na Noruega, onde os veículos elétricos agora representam quase 30% das novas vendas de automóveis, a cadeia Circle K planeia até focar-se nos postos de abastecimento residenciais, no próximo ano. Isto porque, segundo Jacob Schram, 60 a 70% dos carregamentos de veículos híbridos de ligar à corrente ocorrem em casa, 20 a 30% no trabalho e em lugares públicos, e apenas 10% nos postos de abastecimento comuns.
http://www.jornaleconomico.pt/noticias/polemico-imposto-tesla-pode-chegar-aos-carros-eletricos-da-noruega-219785
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com