Três anos depois, a polaca Paytel é totalmente portuguesa. A SIBS anunciou esta quinta-feira que concluiu, a 30 de junho de 2021, a compra das últimas ações na empresa de pagamentos, completando assim a quarta (e final) fase de um processo que começou em 2018.
A gestora da rede Multibanco e prestadora de serviços de pagamento tornou-se na única acionista da Paytel, uma empresa com sede em Varsóvia, fundada em 2003 e que disponibiliza aceitação de pagamentos de forma integrada, incluindo serviços de processamento, fornecimento de terminais de pagamento (TPA), gestão de redes e centros de atendimento ao cliente.
Inicialmente, a aquisição estava prevista decorrer até 2020, sendo que a primeira fase correspondia a mais de metade (55%) do capital da empresa e representa um investimento de 34 milhões de zlotys (cerca de 8 milhões de euros) por parte da SIBS. Hoje, o grupo revelou que desde o início do processo – em junho de 2018 – duplicou o número de terminais e quase triplicou o número de transações processadas.
“A Paytel é a operadora de pagamentos com o crescimento mais dinâmico na Polónia. O maior envolvimento de capital do grupo SIBS permitir-nos-á fortalecer ainda mais a nossa posição no mercado e a oferta de produtos inovadores. Ao mesmo tempo, apreçamos muito a nossa parceria preferível com a Comp, que irá continuar”, revelou o CEO da Paytel, Bartosz Berestecki.
A Comp detinha a última parcela de ações (10,75%) na empresa, que a SIBS acabou por adquirir ontem, mas apesar de deixar a estrutura acionista permanecerá com uma ligação comercial.
“Estamos realmente dispostos a expandir o nosso envolvimento no mercado fiscal em estreita cooperação com a Comp S.A. para fornecer aos clientes e parceiros as melhores soluções de pagamento do mercado”, salvaguardou Bartosz Berestecki.
A SIBS está presente na Polónia desde 2008, onde presta serviços de acquiring, gestão de redes de ATM, homologação de terminais, processamento de transações, switching e prevenção e deteção de fraude. Para a dona do Multibanco, a conclusão deste negócio representa um “forte compromisso” em investir naquela região da Europa Central.
“Como líder internacional nos pagamentos eletrónicos, o grupo SIBS está entusiasmado por entrar numa nova fase do seu investimento internacional na Paytel. A empresa tem sido um elemento-chave na nossa digitalização do mercado polaco e esperamos continuar o nosso trabalho e compromisso em impulsionar a inovação nas regiões nas quais operamos”, referiu a CEO da SIBS, Madalena Cascais Tomé.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com