A sessão de quarta-feira foi praticamente uma cópia dos acontecimentos do dia anterior, com os índices mais expostos à economia tradicional, o S&P500 e o Dow Jones a registarem ganhos ligeiros, enquanto que o Nasdaq se ficou por um vermelho muito leve.
Aliás, se houve algo de diferente face a terça-feira foi precisamente a menor oscilação de Wall Street, o que não deixa de ser normal visto que por estes dias os investidores poucas razões têm para empurrar o mercado para qualquer um dos lados, uma vez que para além da falta de volume e de notícias habitual em período de férias, se juntam os dados conflituosos em relação ao que pode fazer a Fed já em setembro.
Com efeito, os dados da inflação que saíram foram de encontro às previsões dos analistas com uma subida de 0,5% em julho, contra os 0,9% de junho. Ou seja, o maior arrefecimento de mês para mês do último ano, o que reforça a ideia de já ter sido atingido um pico na inflação, aliviando assim as tensões que ainda existiam para que o banco central atue mais cedo do que o anteriormente previsto.
Contudo, o barco da normalização da política monetária pode já ter partido, com vários membros do board da Fed a expressarem na última reunião, e fora dela, o seu desejo de uma tomada de decisão até ao final do ano ou no início de 2022, pelo que o sentimento está agora num limbo, o que fomenta a negociação sem grandes variações.
No entanto, e não obstante a falta de catalisadores, a tendência continua e poderá continuar a ser ascendente, desde logo porque nada mudou e os dados da inflação benignos ajudaram a manter esse statu quo, tal como se pode aferir no mercado cambial onde o US dólar deu finalmente uma trégua face ao Euro, o que permitiu à moeda única recuperar 0,2% após 7 dias consecutivos a perder valor.
A fraqueza da moeda norte-americana ajudou igualmente algumas matérias-primas, nomeadamente o WTI crude e o ouro, que valorizaram confortavelmente acima do 1%.
O gráfico de hoje é do S&P500, o time-frame é mensal.
O principal índice acionista mundial está com o seu indicador técnico stochastic em valores muito elevados, quase que a “pedir” um alívio, contudo uma retração no indicador pode ocorrer mesmo com o preço do índice a subir.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com