O FC Barcelona anunciou que finalmente conseguiu registar Memphis Depay e Eric García, a tempo para o jogo de abertura da temporada graças a um acordo com Gerard Piqué, no qual o capitão do Barça aceitou reduzir substancialmente o seu salário em prol do clube, segundo o jornal “Marca”.
Apesar do alívio na massa salarial com a saída do astro Leo Messi, o clube catalão ainda precisava de reduzir ainda mais o peso dos salários para inscrever jogadores. O clube catalão também conta com uma enorme dívida: 1,35 mil milhões de euros. O atual presidente do Barcelona, Joan Laporta, culpou o seu antecessor, Josep Maria Bartomeu, pelo mau estado das contas do clube, tendo registado prejuízos de 451 milhões de euros.
“Eu nasci aqui, cresci aqui e vivi quase toda a vida aqui. Isto precisava de ser feito”, disse o jogador após a vitória do Barcelona sobre a Real Sociedad.
Este é apenas o último episódio na longa história de amor entre o jogador catalão e o clube da cidade condal. Após 21 anos, 567 jogos, oito ligas, oito taças e quatro ‘Champions’, troféus pelo clube aos quais se acrescenta um mundial e um europeu pela seleção espanhola, ele não é apenas um defesa central do FC Barcelona”, mas também um exemplo de amor à camisola.
Gerard Pique insistiu que os outros capitães do conjunto blaugrana: Sergio Busquets, Sergi Roberto e Jordi Alba também vão seguir o seu exemplo devido à frágil situação financeira do Barça.
“Quero enfatizar que entrámos em contacto com os outros capitães sobre o corte nos salários e sei que eles darão o mesmo passo em breve, é apenas uma questão de tempo. Tive de ser o primeiro a fazê-lo rapidamente, devido ao problema do registo dos nossos colegas. Mas isto é uma família, estamos todos juntos, os capitães todos tiveram a intenção desde o primeiro momento de se ajustar ao que o clube precisava, e essa é a decisão que tomámos e estamos orgulhosos disso”, refere Piqué.
Alba ouviu vaias de alguns adeptos em Camp Nou, no domingo, devido aos relatos de que se recusou a reduzir o seu salário. Pique disse que foi tudo um “mal-entendido”.
“Estive em contacto com o Sergi Roberto, Busquets e o Jordi, e todos estamos alinhados, para tentar chegar a um acordo. Faltando horas para o início do campeonato, eles precisavam de alguém para oficializar o registo de novos jogadores, mas sei que os outros também estão prestes a fazê-lo”, reforçou.
A situação financeira instável do Barcelona significou que o clube não conseguiu renovar com Lionel Messi, que acabou por rumar a França para representar o PSG.
Piqué admitiu que perder o lendário argentino foi um duro golpe para o Barça, mas disse que o clube agora está pronto para virar a página. “Não preciso explicar o que Leo representa, todos nós sabemos”, acrescentou Pique. “Ele é o jogador mais importante da história deste clube e da história do futebol. Mas tudo tem que passar, temos que seguir em frente.
“Acho que temos um bom nível, seremos muito competitivos. Estou convencido de que vamos disputar todos os troféus até o final”, conclui o capitão do FC Barcelona.
O central chegou a ser descartado no passado como jogador do clube. O treinador holandês Louis van Gaal atirou o jovem Piqué ao chão e disse-lhe que ele era “fraco demais para jogar pelo FC Barcelona”, mas a história viria a provar o contrário.
O seu avó, Amador Bernabeu, foi diretor do clube durante 23 anos, e os seus dois filhos com a artista Shakira – Milan e Sasha – já são sócios do clube.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com