O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta terça-feira que “não houve nenhum problema diplomático” entre Portugal e Espanha, que tenha levado ao recuo do Governo espanhol após decidir exigir teste na fronteira com Portugal. O Chefe do Estado descartou um possível desentendimento entre os dois países e considerou que se tratou apenas de um “erro técnico”, que deverá ser corrigido entretanto.
“Não houve nenhum problema diplomático entre Portugal e Espanha, foi apenas um lapso técnico”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o recuo do Governo espanhol. Isto porque, na segunda-feira, o Governo espanhol admitiu vir a exigir um teste negativo à Covid-19 ou um comprovativo de vacinação a quem viajar de Portugal por via terrestre, mas entretanto admitiu que se tratou de um “erro” e recuou na decisão.
Marcelo referiu que, ainda na noite de segunda-feira, o ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o primeiro-ministro, António Costa, já o haviam prevenido que as “autoridades espanholas já tinham esclarecido que hoje de manhã iriam dizer que era uma retificação e foi uma retificação que foi feita”. “Ainda bem, começámos o dia de hoje com uma boa notícia”, frisou.
O Presidente da República desvalorizou ainda o “erro” espanhol. “Na gestão das pandemias, há estruturas envolvidas muito diversas, estruturas políticas, técnicas e há momentos muito variados. Nós próprios, eu já o admiti, tivemos lapsos e erros técnicos, aparentemente foi o que aconteceu com os nossos amigos e irmãos espanhóis. Ainda bem que tudo acabou bem”, concluiu.
Após o anúncio de que Espanha iria pedir testes negativos para os portugueses que atravessassem a fronteira, o Governo português chegou a admitiu a possibilidade de avançar com “uma retaliação” e impor as mesmas regras para a entrada de espanhóis no país. A decisão foi conhecida apenas dois dias depois de o Presidente da República ter vindo de Espanha, onde assistiu à candidatura ibérica ao mundial de 2030.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com