No que toca às emissões de CO2, a Altri conseguiu evitar que 174 mil toneladas de gases fossem emitidas, em 2020, graças à utilização de 91% de energia proveniente de fontes não fósseis e à injeção de 974 gigawatts de energia verde na rede elétrica nacional. De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira, além da redução da emissão destes gases, a Altri conseguiu que 20% do efluente da sua unidade Celtejo fosse reciclado e reintroduzido no processo de pasta de papel, reduzindo desta forma o uso de água.
Tudo isto levou à adesão ao United Nations Global Compact e impulsionou a Altri a assumir os compromissos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda Mundial 2030. O ano de 2020 ficou ainda marcado pela consolidação do “Compromisso 2030”da Altri com o estabelecimento de metas bastantes ambiciosas.
Durante o mesmo ano, marcado pela pandemia, a papeleira consolidou a sua posição enquanto produtor florestal de referência, gerindo uma área total de 86,3 mil hectares de floresta certificada pelo Conselho de Manejo Florestal — Forest Stewardship Council (FSC, sigla em inglês) e Programa de Endosso da Certificação Floresta (PEFC). Do total da área sob gestão, 10% corresponde a áreas de conservação.
Ainda no âmbito florestal, os viveiros da Altri produziram 1,2 milhões de clones e 3,9 milhões de plantas por via seminal de diversas espécies autóctones disponibilizadas à comunidade. No que toca ao combate aos incêndios florestais, a Altri investiu 3,5 milhões de euros em dispositivos de deteção e combate aos fogos e 2,4 milhões de euros no desenvolvimento de uma silvicultura preventiva.
No processo de produção, nas suas unidades Celbi, Celtejo e Caima, 65% da madeira adquirida estava certificada pelo FSC e pelo PEFC, 96% das matérias primas utilizadas são renováveis e 77% dos resíduos são valorizados, materializando o conceito de economia circular.
Em termos de recursos humanos, a empresa encerrou o ano com 765 colaboradores diretos, nas mais diversas unidades. No ano em análise, a taxa de absentismo situou-se em apenas 4,4%, tendo-se registado uma redução do índice de frequência de acidentes com baixa para 3,7 (“Bom” de acordo com a OIT) e que representa uma redução de 60% face a 2019 e uma redução do índice de gravidade de 15% face também ao ano anterior. Com o ambicioso objetivo de atingir a meta “zero acidentes” nas suas unidades, o Grupo Altri tem vindo a implementar programas de indução de comportamentos responsáveis por forma a aproximar-se deste valor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com