O SL Benfica eliminou esta terça-feira os holandeses do PSV Eindhoven e conquistou o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões com um empate a zeros que foi suficiente para a passagem na competição.
Após falhar o acesso à prova de clubes mais importante da Europa, na temporada passada, os comandados de Jorge Jesus garantiram assim 37 milhões de euros diretamente para os cofres da Luz.
A presença na fase de grupos da Liga dos Campeões é o principal objetivo das ‘águias’ neste início de temporada, assumido por Jorge Jesus e pelo presidente Rui Costa.
Os ‘encarnados’ foram para a segunda mão no Phillips Stadion em Eindhoven com a vantagem de um um golo, depois de vencerem por 2-1 na Luz na primeira mão.
Apesar de o SL Benfica não ser um dos candidatos a vencer a Liga dos Campeões, a participação na maior competição de clubes da Europa permitirá um encaixe financeiro significativo, especialmente tendo em conta a dimensão dos clubes portugueses.
No campo teórico, o SL Benfica era a equipa mais forte hoje em campo, com um plantel avaliado em 315 milhões de euros, mais do dobro do plantel do PSV Eindhoven, avaliado em 155,5 milhões de euros, segundo os dados do Transfermarkt. O jogador mais valioso das ‘águias’, Rafa Silva, está avaliado em 23 milhões de euros. No lado dos holandeses, o jogador mais valioso é Cody Gakpo, avaliado em 18 milhões de euros.
As ‘águias’ estiveram mais contidas neste mercado de transferências e, tendo em conta as movimentações feitas na temporada passada, uma das razões poderá ser precisamente o acesso à fase de grupos da ‘Champions’. Esta temporada o clube da luz gastou 24,5 milhões de euros em cinco jogadores, com a mais sonante a ser o internacional ucraniano Roman Yaremchuk (17 milhões de euros). Jorge Jesus também procurou emagrecer o plantel através das vendas de sete jogadores, entre eles Pedrinho (18 milhões de euros) e Luca Waldschmidt (12 milhões de euros).
As duas equipas iniciaram bem a sua temporada: só com vitórias. Na liga portuguesa, o SL Benfica derrotou o Moreirense, Arouca e Gil Vicente, acumulando seis golos marcados e apenas um sofrido. Por sua vez, na liga holandesa, o PSV venceu as duas jornadas disputadas, acumulando cinco golos e apenas um sofrido, já depois de ter vencido a supertaça holandesa frente ao Ajax FC por quatro bolas a zero.
Com esta qualificação, o Sporting ficará com 45% do dinheiro destinado aos emblemas portugueses, o FC Porto com 35% e o Benfica com os restantes 20%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com