O funeral do padre Vítor Feytor Pinto vai ter lugar esta quinta-feira, 7 de outubro, em Lisboa.
Pelas 11h30 vai ter lugar a missa de corpo presente presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa na igreja do Campo Grande, com transmissão nas redes sociais desta paróquia.
Às 14h00, tem lugar a partida para o cemitério do Alto de São João onde vai ter lugar o funeral.
O sacerdote estava há vários meses a enfrentar um estado de saúde cada vez mais frágil, depois de ter conseguido ultrapassar uma infeção por Covid-19 durante esta pandemia.
Depois de se sentir indisposto durante a noite de terça-feira, 5 de outubro, foi transportado da Casa Sacerdotal para o hospital Santa Maria em Lisboa, onde acabou por morrer.
O padre foi durante vários anos responsável pela paróquia do Campo Grande em Lisboa. Nos anos 90, foi alto-comissário para o Projeto Vida – plano integrado de combate à droga, numa altura em que o país se debatia com o flagelo da toxicodependência.
“Faleceu esta manhã o nosso querido Padre Vítor Feytor Pinto, no Hospital da Luz. Foi para tantos o amigo generoso, o companheiro de caminhada, o padre profundo e feliz e um homem de pensamento que deixa um legado extraordinário. As saudades são muitas, mas sabemos que ele olha por nós, envolvido na “ternura maravilhosa de Deus que nos acolhe”, disse o padre Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande, nas redes sociais.
Segundo a “Lusa”, o padre Vítor Feytor Pinto também foi Assistente Nacional e Diocesano da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), Assistente Diocesano dos Médicos Católicos e Assistente Diocesano da Associação Mundial da Federação dos Médicos Católicos (AMCP), para além de ter sido fundador do Movimento de Defesa da Vida, em Lisboa.
Num obituário publicado no jornal digital religioso 7 Margens, é destacado que o padre Vítor Feytor Pinto foi “organizador de várias estruturas, insistia na ideia da formação como essencial para a intervenção dos cristãos na sociedade. Otimista, afirmando o lado bom da vida, foi uma das personalidades destacadas na Igreja Católica em Portugal, nas últimas décadas. Jovens, saúde, visita do Papa, secularização, droga e uma das grandes paróquias de Lisboa foram vários dos seus campos de ação. O padre Vítor Feytor Pinto morreu nesta quinta-feira aos 89 anos. Dizia-se envolvido na “ternura maravilhosa de Deus que nos acolhe”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com