A Ordem dos Contabilistas Certificados demarcou-se do comunicado hoje divulgado pelo Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP).
“Analisada a proposta de comunicado, venho por este meio informar que a Ordem dos Contabilistas Certificados não irá subscrever o comunicado conjunto”, segundo o email a que o JE teve acesso enviado esta segunda-feira, 11 de outubro, pela bastonária Paula Franco.
A responsável assume a “profunda discordância com algumas das propostas apresentadas” pelo PS, mas sim a “metodologia utilizada no seio do CNOP”.
Paula Franco sublinha que várias ordens profissionais reagiram publicamente – “manifestando legitimamente as suas opiniões” – quando o projeto de lei foi conhecido e sem que “previamente tenha havido uma articulação entre as ordens”.
“Parece-nos, por isso, que a proposta de comunicado e o seu teor genérico são extemporâneos”, defende.
Desta forma, a ordem dos contabilistas certificados garante que está disponível para “trabalhar na apresentação conjunta de propostas de alterações concretas que vão de encontro às nossas aspirações e melhorem o serviço público que prestamos”.
O Conselho Geral do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) veio hoje a público anunciar que aprovou uma deliberação que aponta a “tentativa de governamentalização” ao projeto de lei do PS que vai ser votado no Parlamento esta quarta-feira. Este projeto visa alterar as atuais regras de acesso à profissão.
A CNOP considera que o projeto “tem normas prejudiciais ao serviço público que prestam à sociedade”, na medida em que “atentam contra o seu funcionamento eficaz, democrático e independente”.
https://jornaleconomico.pt/noticias/conselho-das-ordens-profissionais-aponta-tentativa-de-governamentalizacao-a-projeto-de-lei-do-ps-794461
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com