O Jornal Económico (JE) transmite hoje a conferência sobre os desafios que se colocam à indústria portuguesa no pós-pandemia, em que serão debatidos os fatores críticos de sucesso para a competitividade das empresas, nomeadamente o processo de digitalização, a formação e requalificação de recursos e o desenvolvimento de competências, para assegurar a sua competitividade.
A conferência sobre “a aceleração exigida à indústria”, promovida pelo JE em conjunto com a empresa de recrutamento Multipessoal, contará com a participação de António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal; Luís Fernandes, CEP da Cimpor; Tiago Monteiro, diretor executivo da Microsoft Portugal; Pedro Vitorino, senior finance director da Farfetch; e André Ribeiro Pires, chief operating officer da Multipessoal.
Quatro conferências sobre o emprego em Portugal
Esta é a quarta e última conferência de um ciclo sobre a evolução do emprego em Portugal, durante o qual foram analisados, em diferentes vertentes, os desafios que se colocavam antes da eclosão da pandemia de Covid-19, a adaptação ao período de exceção vivido nos últimos 20 meses e as perspetivas futuras, no pós-pandemia, no quadro da aceleração de tendências verificada e da retoma da generalidade das atividades económicas.
A primeira conferência do ciclo foi dedicada à legislação laboral e contou com a presença de Rui Andrade, sócio responsável pela área de Laboral e Sócio da área de Contencioso & Arbitragem da VdA; Carmo Sousa Machado, sócia e corresponsável pela área de Direito do Trabalho da Abreu Advogados; Luís Miguel Monteiro, sócio e coordenador da área Laboral da Morais Leitão; Nuno Ferreira Morgado, sócio cocoordenador da área de Laboral da PLMJ; e João Guedes, sócio da DLA Piper. O tema da segunda conferência foi “a adaptação das competências assente na educação” e teve a participação do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa; de Céline Abecassis-Moedas, diretora da Formação de Executivos da Católica Lisbon School of Business & Economics; de Pedro Brito, associate dean para Executive Education and Business Transformation da Nova School of Business and Economics; e de Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa.
Na terceira conferência, sobre o papel das políticas públicas de emprego, contámos com a intervenção de Pedro Marques, eurodeputado do PS, ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas e ex-secretário de Estado da Segurança Social; Joana Silva, professora associada e diretora do PROSPER – Center of Economics for Prosperity da Católica Lisbon; e João Proença.
“As diferentes perspetivas obtidas nestes debates representarão, com toda a certeza, a realidade do emprego em Portugal, agora e nos próximos anos”, refere André Ribeiro Pires ao JE. “[Com a conferência de hoje], são trabalhadas quatro dimensões críticas para o desenvolvimento do emprego”, num quadro de incerteza, “que obriga a maior agilidade das instituições, dos governos e da regulamentação para manter a competitividade de Portugal a uma escala global”, acrescenta.
“Certo é que o emprego continuará a ser a alavanca da economia e peça essencial do desenvolvimento da sociedade”, conclui.
A conferência será transmitida através da plataforma multimédia JE TV e das contas do Jornal Económico nas principais redes sociais, a partir das 15:00 de hoje. Será acompanhada pela equipa do JE e continuará disponível em www.jornalecononomico.pt.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com