Portugal já realizou mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à COVID-19, desde o início da pandemia, anunciou hoje a task force para a testagem.
Só no ano de 2021, foram efetuados mais de 70% dos testes de diagnóstico que tiveram lugar desde o início da pandemia, numa média de 48 mil testes por dia.
“Estes dados demonstram uma evolução muito positiva da capacidade de testagem no país, através do Serviço Nacional de Saúde, em colaboração com a academia e entidades privadas (laboratórios, farmácias, clínicas e outras entidades)”, segundo comunicado divulgado este sábado, 6 de novembro, pela task force coordenada por Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Em outubro, foram realizados 40 mil testes por dia, num total de 1,25 milhões de testes, não incluindo os autotestes.
No que diz respeito à tipologia de testes, “realizaram-se cerca de 14,3 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 5,7 milhões de TRAg de uso profissional”.
A task force aponta que a “estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, norteada por uma finalidade clínica e de saúde pública, mantém-se como um importante pilar da monitorização e controlo da transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e na gestão da pandemia”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com