O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou a recondução de Jerome Powell como presidente da Reserva Federal (Fed) norte-americana durante mais quatro anos, nomeando Leal Brainard como vice-presidente.
“Hoje, o presidente Biden anunciou a sua intenção de nomear Jerome Powell para um segundo mandato como presidente do Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal e nomear a Dr. Lael Brainard para servir como vice-presidente”, anunciou a Casa Branca, em comunicado divulgado esta segunda-feira.
“Embora ainda haja mais a ser feito, fizemos um progresso notável nos últimos 10 meses para fazer os americanos voltarem ao trabalho e colocar nossa economia em movimento novamente. Esse sucesso é uma prova da agenda económica que persegui e da ação decisiva que a Reserva Federal tomou sob a presidência de Powell e da Dra. Brainard para nos ajudar a atravessar a pior recessão da história americana moderna e nos colocar no caminho para recuperação”, justifica Joe Biden.
O presidente norte-americano afirmou acreditar que Jerome Powell e Leal Brainard “se irão concentrar em manter a inflação baixa e os preços estáveis e proporcionar pleno emprego tornará a nossa economia mais forte do que nunca”.
O anúncio da Casa Branca coloca fim à especulação de que Jerome Powell poderia não ser indicado para um segundo mandato e ser substituído por Leal Brainard.
A administração Biden sublinha que os Estados Unidos precisam de uma “liderança estável, independente e eficaz” na Reserva Federal, garantindo ter “total” confiança nos nomes indicados para o concretizar.
(Atualizado às 14h30)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com