Esta quinta-feira, 16 de dezembro, irá ficar marcada pelos esclarecimentos sobre o fim do programa de emergência de compra de ativos e, um provável, aumento do tradicional programa do Banco Central Europeu (BCE). Pelo menos este é o cenário mais realista apontado pelos analistas.
Os especialistas esperam uma atualização das expectativas da inflação, dada a elevada pressão nos preços e as contínuas dificuldades nas cadeias logísticas a nível global, que deverá levar a uma subida da previsão neste indicador para os 2,7% em 2022, com 1,6% e 1,8% nos dois anos seguintes.
Ainda lá por fora, o gabinete de estatística da União Europeia (UE) Eurostat, divulga os dados dos bens de comércio internacional.
Nos Estados Unidos é dia de novos dados dos pedidos de subsídio de desemprego na semana até 9 de dezembro, sendo que na última semana os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA registaram o valor mais baixo desde setembro de 1969, ao recuarem para 184 mil pedidos, sendo que os analistas estimavam que o número fosse de 228 mil.
Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela dos dados de 2021 dos Censos, bem como as estatísticas do comércio.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com